Imortal: Grêmio vence Estudiantes com um a menos e segue vivo na Libertadores
Vitória dramática na Argentina foi a primeira do time gaúcho no torneio
O Grêmio fez valer o apelido de “Imortal”, nesta terça-feira (23), ao vencer o Estudiantes por 1 a 0, em La Plata, na Argentina, em partida válida pela terceira rodada do grupo C da Copa Libertadores da América.
O gol foi marcado pelo jovem Nathan Fernandes, aos 29 minutos do segundo tempo, quando o Grêmio estava com um jogador a menos — o capitão Villasanti fora expulso aos 20, após receber o segundo cartão amarelo.
Com a vitória dramática — a primeira do time gaúcho na atual Libertadores após duas derrotas —, o Grêmio segue com chances de classificação no grupo C. O Imortal chega a 3 pontos, segue na lanterna, mas fica a um ponto da zona de classificação, aberta pelo próprio Estudiantes.
Na próxima rodada, o time gaúcho enfrenta o Huachipato, no Chile, no dia 8 de maio.
Como foi o jogo
Pressionado em campo, o Tricolor viu o Estudiantes chegar próximo ao gol aos sete minutos, quando Zaid chutou de longe. Aos 11, Galdino serviu Cristaldo, que chutou nas mãos do goleiro Mansilla.
Aos 13, o atacante Javier Correa bateu em cima da zaga gremista e no rebote mandou por cima do gol, levando perigo a Marchesin.
Com o jogo muito disputado em campo, JP Galvão cometeu falta no lateral Romero, aos 15 minutos. Os dois se estranharam em campo e o árbitro da partida acalmou os ânimos.
Grêmio perde Geromel
Geromel deslocou o ombro ao subir em uma jogada e, mesmo com dores, ficou em campo. Após algumas disputas de bola, o zagueiro não aguentou as dores e precisou deixar o gramado, sendo substituído por Rodrigo Ely.
Até o final da primeira etapa, o jogo seguiu disputado mas sem grandes emoções.
Segundo tempo
O Estudiantes iniciou a segunda etapa fazendo Marchesin se esticar. Aos seis minutos, o atacante Javier Correa bateu forte, mas o arqueiro defendeu. Em seguida, Cristaldo arriscou de longe e foi a vez de Mansilla salvar.
Aos 11 minutos, Galdino perdeu uma oportunidade. Mas o grande lance veio em seguida. Aos 12, em uma tentativa dentro da área, Cristaldo acertou um voleio na trave, quase abrindo o placar para o Grêmio.
Villasanti é expulso, mas Grêmio marca
Já amarelado, Villasanti deixou o pé no jogador do Estudiantes e levou o segundo amarelo, indo para rua e deixando o Tricolor com um a menos em campo.
Nove minutos depois, em um belo contra-ataque, Nathan Fernandes acionou Gustavo Nunes, que avançou o campo inteiro e, na frente do gol, serviu o próprio Nathan, que marcou para o Grêmio. 1 a 0 Tricolor.
Aos 38, Carillo chegou a empatar em falha de Marchesin, mas o bandeirinha assinalou o impedimento.
Estudiantes 0 x 1 Grêmio
Estudiantes: Matías Mansilla; Eros Mancuso, Lollo, Zaid Romero e Gastón Benedetti; Santiago Ascacíbar e Enzo Pérez; José Sosa, Thiago Palacios e Cetré; Javier Correa. Técnico: Eduardo Domínguez.
Grêmio: Marchesín, João Pedro, Geromel (Rodrigo Ely, 33min 1T), Kannemann e Fábio; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Soteldo, Galdino e João Pedro Galvão. Técnico: Renato Portaluppi.
Gols: Nathan Fernandes, do Grêmio (29min, 2T).
Cartões amarelos: Palacios, do Estudiantes (23min, 1T); Cristaldo, do Grêmio (31min, 1T), Galdino, do Grêmio (36min, 1T), Villasanti, do Grêmio (46min, 1T).
Motivo: Jogo da 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
Local: Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata – ARG.
Data e hora: 23 de abril de 2024, às 19h (de Brasília).
Árbitro: Gustavo Tejera (URU).
Assistentes: Martín Soppi e Horacio Ferreiro.
Árbitro de vídeo: David Rodriguez (COL)
Transmissão: ESPN e Star+