Casa Branca diz que objetivo da Rússia não mudou e que novos ataques são esperados
Secretária de imprensa Jen Psaki afirmou que tropas russas continuam com a intenção de enfraquecer a Ucrânia o máximo possível
A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta quarta-feira (6) que deve haver mais cenas de carnificina, como as registradas na cidade ucraniana de Bucha, e pontuou que ninguém deve ter a ilusão de que os objetivos da Rússia mudaram, apesar da retirada das forças russas do norte da Ucrânia.
“O objetivo deles continua sendo enfraquecer a Ucrânia o máximo possível. E não devemos ter a ilusão de que esse objetivo mudou, mesmo que suas táticas tenham mudado”, disse Psaki à reportagem da CNN na Casa Branca.
A porta-voz também disse que os EUA sancionaram as duas filhas adultas do presidente russo, Vladimir Putin, Maria Putina e Katerina Tikhonova, porque o governo observou tentativas de elas serem usadas para esconder dinheiro dos governantes da Rússia, incluindo Putin.
“Vimos tentativas e esforços para esconder ativos nas contas e recursos de suas filhas”, disse Psaki.
Psaki também abordou os impactos das sanções dos EUA.
“O que sabemos é que por causa do impacto das sanções econômicas, incluindo as que tomamos hoje, e as medidas que tomamos ao longo do tempo, vimos um impacto inquestionável e significativo na economia da Rússia”, acrescentou.
Ela acrescentou: “A Rússia está prestes a perder seu status de grande economia, e nosso objetivo é implementar essas consequências para tornar muito mais difícil para o presidente Putin financiar a guerra. E já estamos vendo os impactos diretos disso”.
EUA anunciam sanções às filhas de Putin e a bancos russos
Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (6) novas sanções contra instituições financeiras e indivíduos russos, incluindo as duas filhas adultas do presidente russo, Vladimir Putin, com o objetivo de aumentar a pressão econômica sobre a Rússia e o próprio Putin após imagens de civis mortos na cidade ucraniana de Bucha.
Os EUA também anunciaram sanções contra a esposa e a filha do ministro das Relações Exteriores de Putin, Sergey Lavrov.
As últimas sanções também atingem o setor financeiro russo, um dos principais alvos dos governos ocidentais.
“Hoje estamos aumentando dramaticamente o choque financeiro impondo sanções de bloqueio total à maior instituição financeira da Rússia, o Sberbank, e seu maior banco privado, o Alfa Bank”, disse um alto funcionário do governo a repórteres.
O Sberbank detém quase um terço dos ativos totais do setor bancário russo, observou o funcionário, acrescentando que os EUA agora bloquearam totalmente “mais de dois terços do setor bancário russo”.