Quem é Marine Le Pen, segunda colocada na disputa pela presidência da França
Eleitores franceses irão às urnas neste domingo (10); segundo turno é cenário provável
A atual deputada Marine Le Pen (Reagrupamento Nacional), de 53 anos, deverá chegar ao segundo turno da eleição presidencial França contra o favorito na disputa, o atual presidente Emmanuel Macron, segundo indicam pesquisas de intenção de voto.
Os eleitores franceses irão às urnas neste domingo (10), para o primeiro turno das eleições presidenciais. De acordo com o Instituto Ifop, em 6 de abril Macron liderava a corrida, com 27% das intenções de voto. Le Pen vinha em seguida, com 23,5%.
A parlamentar representa a extrema-direita francesa, em um partido conhecido pelo posicionamento nacionalista e anti-imigração. Em 2017, Le Pen chegou a disputar a cadeira presidencial –perdendo para Macron no segundo turno por uma margem considerável.
O cenário neste ano, porém, pode ser diferente. Faltando poucos dias para a votação, a projeção de uma eventual disputa de segundo turno entre Le Pen e Macron é acirrada. De acordo com o Ifop, a candidata teria cerca de 47,5% das intenções de votos.
Histórico
Le Pen nasceu na comuna de Neuilly-sur-Seine e se formou em Direito pela Universidade Panthéon-Assas. Filha de Jean-Marie Le Pen, fundador do partido Frente Nacional, Marine ingressou cedo na carreira política, entrando para a sigla aos 18 anos.
Em 2011, Le Pen é eleita para assumir a presidência da Frente Nacional. No ano seguinte, participa de sua primeira corrida à presidência da República. Em 2018, a líder altera o nome da sigla para Reagrupamento Nacional –em uma tentativa de moderar a imagem do grupo.
Com a guerra na Ucrânia, a candidata precisou refutar sua ligação com o presidente russo, Vladimir Putin. Le Pen chegou a ter uma fotografia da sua visita ao líder russo incluída em um folheto de campanha e posteriormente retirada.
Le Pen é conhecida por captar eleitores difíceis, de acordo com o especialista em pesquisa Emmanuel Riviere. “Ela sempre consegue seduzir pessoas que não estão interessadas na política, precisamente porque oferece a eles uma solução para expressar sua raiva em relação à política.”
Propostas
Embora trabalhe na suavização do discurso de tópicos emblemáticos, como o euroceticismo (corrente baseada na desconfiança sobre a União Europeia), ela mantém posicionamento conservadores.
Uma das principais propostas do programa de Le Pen para 2022 é o controle da imigração na França. A candidata propõe regras como a retirada de autorização de residência para estrangeiros que não tenham trabalhado ao menos um ano no país e prioridade em questões de moradia e emprego para nacionais.
Também propõe a erradicação da ideologia islâmica em todo o território francês, redução de impostos, reforma da aposentadoria e relançamento do setor nuclear, além de metas que envolvem o custo de vida no país.
*Com informações da CNN Internacional