Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ásia enfrenta três grandes choques econômicos: guerra na Ucrânia, China e Fed

    Banco de desenvolvimento cortou sua previsão de crescimento em 2022 para a região do Leste Asiático e Pacífico

    Choques decorrentes da guerra na Ucrânia podem afetar a região "de maneira mais concreta"
    Choques decorrentes da guerra na Ucrânia podem afetar a região "de maneira mais concreta" Foto: Aly Song/Reuters

    Laura Hedo CNN Business*

    O Banco Mundial disse na terça-feira (5) que os países da Ásia podem ter que lidar com três grandes choques econômicos este ano – a guerra na Ucrânia, uma forte desaceleração na China e aumentos de taxas do Federal Reserve dos EUA.

    O banco de desenvolvimento cortou sua previsão de crescimento em 2022 para a região do Leste Asiático e Pacífico (EAP, na sigla em inglês) de 5,4% para 5%, e alertou que o crescimento pode cair para 4% se as condições enfraquecerem ainda mais, prendendo mais 6 milhões de pessoas na pobreza.

    Também reduziu a previsão de crescimento da China, estimando que a segunda maior economia do mundo agora crescerá apenas 5% este ano, bem abaixo dos 8,1% do ano passado. Isso também é inferior à meta oficial da China de cerca de 5,5%.

    “Assim como a região do PEA estava enfrentando as recorrentes tempestades de Covid-19, três nuvens se acumularam no horizonte econômico, o que significará menor crescimento econômico e maior pobreza”, disse o Banco Mundial em sua última atualização sobre a região.

    As taxas de juros mais altas nos EUA provavelmente provocarão saídas de capital das economias em desenvolvimento e pressionarão suas moedas, induzindo assim um aperto financeiro “prematuro” e prejudicando o crescimento, disse o Banco Mundial.

    Enquanto isso, o ressurgimento da Covid-19 na China, sua abordagem de tolerância zero para controlar a propagação do vírus e problemas no enorme setor imobiliário do país podem prejudicar as exportações regionais.

    “Choques específicos na atividade econômica na China provavelmente também afetarão os países da EAP cujo comércio está cada vez mais orientado para os mercados da China”, disse o banco.

    A China está testemunhando seu pior pico de casos de Covid-19 desde o surto original em Wuhan em 2020, e isso levou a bloqueios rigorosos nas principais cidades. As autoridades de Xangai, que abriga o centro financeiro do país e o maior porto de contêineres do mundo, impuseram um bloqueio em fases para seus 25 milhões de habitantes na semana passada. As restrições fizeram com que lojas e restaurantes fossem fechados, fábricas fechadas e portos congestionados com navios.

    Os choques decorrentes da guerra na Ucrânia podem afetar a região “de maneira mais concreta”, interrompendo o fornecimento de commodities e aumentando o estresse financeiro, acrescentou a organização.

    “A guerra e as sanções provavelmente aumentarão os preços internacionais de alimentos e combustíveis, prejudicando os consumidores e o crescimento”, disse, acrescentando que o número de pobres nas Filipinas, por exemplo, pode aumentar em 1,1 milhão se os preços dos cereais subirem 10% em relação ao ano anterior. o ano.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original