Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líder dos Proud Boys se declara inocente por ataque ao Capitólio dos EUA

    Enrique Tarrio foi indiciado com outros cinco membros da organização; todos permanecem presos

    Hannah Rabinowitzda CNN

    O líder dos Proud Boys, Enrique Tarrio, declarou-se inocente nesta terça-feira (5) pela conspiração relacionada ao ataque do Capitólio dos EUA no dia 6 de janeiro de 2021.

    Tarrio, 38 anos, foi indiciado em março com outros cinco membros anteriormente acusados dos Proud. Os outros homens – Ethan Nordean, Joseph Biggs, Zachary Rehl, Charles Donohoe e Dominic Pezzola – também se declararam inocentes. Todos os seis permanecem na prisão.

    O caso, um dos maiores tratados pelo Departamento de Justiça, deverá ir a julgamento no próximo mês, mas os procuradores pediram para adiar o julgamento porque podem acrescentar arguidos adicionais à acusação.

    Os procuradores disseram a um juiz federal, em março, que continuam investigando os Proud, e que acreditam ter encontrado informações para apoiar acusações adicionais. Outros poderão ser acusados no caso de conspiração nas próximas semanas, disse o Departamento de Justiça.

    De acordo com a acusação, Tarrio ajudou a criar uma estrutura de comando no seio dos Proud até 6 de janeiro. Mensagens de texto e sinais destacados na acusação sugerem que Tarrio estava se preparando para uma “revolução”, e reviu documentos que estabeleciam um plano para ocupar alguns “edifícios cruciais” em Washington, incluindo edifícios de escritórios da Câmara e do Senado ao redor do Capitólio.

    Tarrio não estava em Washington no dia do ataque. Foi detido no dia 4 de janeiro por levar revistas de espingardas de alta capacidade para DC e foi obrigado a deixar a cidade.

    Os promotores dizem que, antes de Tarrio partir, ele alegadamente encontrou-se com o líder do Guardião do Juramento Stewart Rhodes numa garagem de estacionamento em Washington.

    Os dois reuniram-se durante aproximadamente 30 minutos, de acordo com a acusação, e pelo menos um participante “referenciou o Capitólio”. Tarrio viajou então para Baltimore, dizem os procuradores, onde ajudou a instruir e encorajar outros membros da organização enquanto invadiam o Capitólio.

    Tópicos