Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    República Tcheca envia tanques e veículos de combate para Ucrânia

    Veículos tchecos são o exemplo mais recente de equipamento militar enviado pelos aliados da Otan aos ucranianos

    Robert MullerJan Lopatkada Reuters

    A República Tcheca enviou tanques T-72 e veículos de combate de infantaria BVP-1 para a Ucrânia, disse uma fonte de defesa tcheca à Reuters nesta terça-feira (5), confirmando uma reportagem da mídia local.

    A emissora pública tcheca informou inicialmente o carregamento, mostrando imagens no Twitter de um trem carregado com cinco tanques e cinco veículos de combate. Ela disse que a remessa foi um presente acordado com os aliados da Otan.

    A Emissora disse que a informação foi confirmada pelo chefe do Comitê de Assuntos Europeus da Câmara Baixa Tcheca, Ondrej Benesik, que recebeu a informação do especialista em defesa do seu Partido Democrata-Cristão.

    A fonte da comunidade de defesa tcheca também confirmou que os tanques e veículos de combate foram enviados, mas se recusou a dar mais detalhes, citando preocupações de segurança.

    A ministra da Defesa, Jana Cernochova, disse ao Parlamento que não confirmaria ou negaria detalhes da ajuda tcheca à Ucrânia. “Só garanto a vocês que a República Tcheca está ajudando a Ucrânia tanto quanto pode e continuará fornecendo equipamentos militares, leves e pesados”, disse Cernochova.

    Um porta-voz do Ministério da Defesa disse que a República Tcheca enviou ajuda militar no valor de quase 1 bilhão de coroas (US$ 45 milhões) para a Ucrânia desde o início da guerra em 24 de fevereiro, mas se recusou a dar mais detalhes.

    Os veículos tchecos são apenas o exemplo mais recente de equipamento militar vindo do Ocidente. A Alemanha aprovou em 1º de abril a entrega à Ucrânia de várias dezenas de veículos de combate de infantaria (IFVs) em meio a críticas de que Berlim não está enviando ajuda militar suficiente para Kiev.

    Os aliados da Otan discutirão a entrega de mais armas à Ucrânia quando os ministros das Relações Exteriores se reunirem na quarta (6) e quinta-feira, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

    Tópicos