Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Estratégia de Bolsonaro foi bem desenhada, diz consultor sobre parlamentares

    Após o fim da janela partidária, o PL se tornou a legenda com a maior bancada na Câmara dos Deputados

    Douglas Portoda CNN em São Paulo

    O consultor de risco político Creomar de Souza declarou nesta segunda-feira (4), em entrevista à CNN, que a estratégia utilizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para atrair parlamentares à sua base de apoio foi bem desenhada.

    Após o fim da janela partidária –período em que deputados federais, estaduais e distritais possuem para trocar de partido sem perder o mandato– em 1º de abril, o Partido Liberal se tornou a legenda com a maior composição na Câmara, subindo de 42 para 75 congressistas.

    “Para alguns parece que passou despercebido o quanto Bolsonaro aprendeu a fazer esse jogo. O quanto a estratégia do presidente foi muito bem desenhada sem muito alarde. Mas esse trabalho de bastidor, de convencer o parlamentar e dizer: ‘olha, vem aqui comigo para meu palanque, porque você vai ter os meios e os instrumentos necessários para fazer uma grande campanha de reeleição ou de indicação para qualquer outro cargo que você queira'”, analisa Creomar.

    “Eu creio que esse elemento traz uma vantagem que coloca Bolsonaro no componente de relativo favoritismo. Lembrando que essa eleição, com a fotografia que nós temos hoje no mês de abril, tem tudo para ser uma eleição plebiscitária. E sendo uma eleição plebiscitária, os eleitores estarão comprimidos entre uma expectativa de repúdio ao petismo de um lado e de repúdio ao bolsonarismo de outro”, continua.

    Veja a comparação das bancadas da Câmara dos Deputados entre 2018 e 2022

    Para Creomar, a atual formação da Casa mostra “como o presidente Bolsonaro e seu núcleo duro foram aprendendo a lidar com as estruturas do governo”. Em sua opinião, a situação dá aos governistas uma vantagem sobre os opositores.

    “Porque pragmaticamente falando, quando se olha para o palanque de Bolsonaro sabe-se exatamente o que ele tem a oferecer. Nos opositores é uma expectativa”, finaliza o analista.

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022