Equipe da CNN testemunha remoção de corpos de um porão em Bucha, na Ucrânia
Homens foram encontrados em uma área controlada pelos militares russos até alguns dias atrás; há sinais de torturas em ao menos cinco dos corpos
Autoridades ucranianas mostraram à mídia internacional a remoção de cinco corpos de um porão em Bucha, um subúrbio de Kiev recentemente retomado pelas forças ucranianas. Uma equipe da CNN visitou o local e viu os corpos antes da remoção. Estavam em estágio avançado de decomposição.
Cinco homens foram torturados e executados por soldados russos, disse um conselheiro do ministro do Interior ucraniano, Anton Gerashchenko, à CNN no local. A CNN não pode verificar de forma independente as alegações de Gerashchenko.
Os homens foram encontrados em uma área controlada pelos militares russos até alguns dias atrás. Várias trincheiras, barricadas e posições para veículos blindados ainda eram visíveis ao redor do local, assim como restos de rações russas. Várias letras “V” – símbolos informais para a campanha militar russa – também foram pintadas na entrada do território.
Os mortos estavam com as mãos amarradas nas costas e a maioria tinha vários ferimentos de bala, não só na cabeça, mas também nos membros inferiores. Havia vários cartuchos no chão ao lado dos corpos.
Voluntários removeram os corpos e os colocaram em sacos para cadáveres, que depois foram levados.
Um voluntário disse à CNN que eles estão recuperando corpos em grande número, dizendo: “são centenas, não dezenas”. O voluntário e sua unidade mostraram à CNN sacos com corpos de pelo menos 30 pessoas que foram recuperados no domingo (3), além de outros nove na segunda-feira (4), incluindo os cinco encontrados no porão.
Essa unidade de voluntários é uma das várias que operam nos arredores de Kiev.