Em grupo semelhante ao da última Copa, Brasil tem bom histórico contra adversários
Seleção irá voltar a disputar a primeira fase do torneio contra duas das três equipes que enfrentou na última edição do Mundial
A Fifa realizou, na tarde desta sexta-feira (1º), o sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Catar 2022, que ocorrerá entre novembro e dezembro deste ano.
A Seleção Brasileira está no grupo G, e irá enfrentar as seleções da Sérvia, Suíça e Camarões na primeira fase. Curiosamente, a chave é quase a mesma da última edição da Copa, em 2018 na Rússia.
Naquela ocasião, o Brasil também jogou contra a Suíça e Sérvia, no entanto, encarou a seleção da Costa Rica em vez de Camarões.
O retrospecto da Seleção contra os primeiros adversários do Mundial deste ano é positivo, contando com mais vitórias do que derrotas contra todas as equipes do grupo G.
Brasil x Sérvia
- Vitórias: 2
- Empates: 0
- Derrotas: 0
Por ser uma seleção criada recentemente, em 2006, o Brasil só teve duas oportunidades de enfrentar a Seleção Sérvia de Futebol. E nas duas ocasiões, houve vitória verde e amarela.
O primeiro encontro entre as duas equipes aconteceu em 2014, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo daquele ano. A Seleção Brasileira, então comandada por Felipão, derrotou os sérvios por 1 a 0 no estádio do Morumbi, em São Paulo.
Já no último Mundial, em 2018, o Brasil encarou a Sérvia pelo último jogo da fase de grupos e venceu a partida por 2 a 0. Jogando em Moscou, Paulinho e Thiago Silva marcaram os gols que garantiram a vitória brasileira e a classificação para as oitavas de final daquela edição.
Brasil x Suíça
- Vitórias: 3
- Empates: 4
- Derrotas: 2
A Seleção Brasileira já entrou em campo contra os suíços em nove partidas. O saldo é positivo, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Na última vez em que se enfrentaram, Brasil e Suíça protagonizaram um jogo tenso. Pela primeira partida do grupo E na Copa do Mundo de 2018, as duas seleções jogaram na arena de Rostov, na Rússia, e empataram em 1 a 1.
O duelo contou com poucas oportunidades de gol para ambos os lados, mas o meia brasileiro Philippe Coutinho acertou o ângulo com um belo chute de fora da área e abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo.
No entanto, a vantagem brasileira durou somente o primeiro tempo. Logo aos cinco minutos da segunda etapa, Zuber cabeceou após cobrança de escanteio e igualou o placar.
Brasil x Camarões
- Vitórias: 5
- Empates: 0
- Derrotas: 1
O Brasil também tem retrospecto positivo contra Camarões, somando cinco vitórias nas seis partidas em que as seleções se enfrentaram.
A equipe africana caiu no mesmo grupo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, quando o torneio foi realizado em território nacional. Na última rodada da primeira fase daquela edição, o Brasil venceu por 4 a 1.
Diante de quase 70 mil pessoas no estádio Mané Garrincha, em Brasília, Neymar marcou duas vezes e Fred e Fernandinho ampliaram o placar para a Seleção.
Outra memória agradável que os torcedores brasileiros têm de partidas contra Camarões é certamente a do duelo da Copa de 1994. No ano em que se consagrou tetracampeão mundial, o Brasil precisou derrotar os camaroneses na segunda rodada da fase de grupos.
Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 3 a 0 com gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto.