Irã levanta restrições de voos impostas após ataque de Israel
Israel realizou um ataque direto contra o Irã nesta sexta-feira (19), segundo confirmou um oficial dos Estados Unidos à CNN
O Irã encerrou as suspensões de voos impostas após os primeiros relatos de explosões perto de uma base militar na província de Isfahan, de acordo com o porta-voz da Organização da Aviação Civil.
Israel realizou um ataque direto contra o Irã nesta sexta-feira (19), segundo confirmou um oficial dos Estados Unidos à CNN. O alvo não era uma instalação nuclear, ainda segundo a fonte.
“Informamos que as restrições operacionais impostas aos aeroportos foram levantadas e as companhias aéreas estão autorizadas a realizar voos regulares”, disse o porta-voz da agência de aviação iraniana.
Os voos foram retomados no Aeroporto de Mehrabad e no Aeroporto Internacional Imam Khomeini, os dois principais aeroportos da capital do Irã, Teerã, depois de terem sido suspensos hoje cedo.
O Irã já havia suspendido temporariamente todos os voos com destino às cidades de “Teerã, Isfahan e Shiraz, os aeroportos do Ocidente, Noroeste e Sudoeste”, informou a estatal Mehr TV.
O ataque
Israel realizou um ataque direto contra o Irã nesta sexta-feira (19), segundo confirmou um oficial dos Estados Unidos à CNN. O alvo não era uma instalação nuclear, ainda segundo a fonte.
Uma televisão estatal iraniana também afirmou que instalações nucleares não foram atingidas. Um radar do Exército pode ser um dos alvos do ataque, e janelas de vários edifícios de escritórios foram quebradas na área, segundo a agência iraniana Fars.
Sistemas de defesa aérea foram ativados na província de Isfahan e derrubaram três drones, segundo a agência estatal iraniana. Uma autoridade do Irã afirmou à Reuters que não houve ataque com mísseis e que as explosões ouvidas foram resultado da ativação da defesa aérea.
Uma fonte regional de inteligência com conhecimento da potencial reação do Irã ao ataque israelense nesta sexta-feira (19), segundo uma autoridade dos EUA, disse que os ataques diretos entre os dois inimigos estavam “encerrados”.