Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Prefeito de São José dos Campos é confirmado pré-candidato do PSD ao governo de SP

    Convite foi feito pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, que esteve pessoalmente no Vale do Paraíba em fevereiro

    Everton SouzaStephanie Alvesda CNN

    O PSD terá candidato próprio para concorrer as eleições deste ano no estado de São Paulo. É Felicio Ramuth, prefeito de São José dos Campos e que está no segundo mandato à frente da cidade, capital da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Ramuth foi filiado ao PSDB por 28 anos. Sem chances de disputar o governo pelos tucanos, se desligou do partido e filiou-se ao PSD no mês passado.

    Nos últimos anos, Ramuth teve várias divergências com o governador João Doria, especialmente sobre restrições que foram impostas durante a pandemia. As críticas foram públicas. Durante as prévias tucanas para a escolha do pré-candidato à presidência, Ramuth votou no governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, por achar que tinha mais chances do que Doria.

    O assédio de Gilberto Kassab ao ex-tucano tem vários motivos. O principal deles é a renovação que o partido busca para concorrer contra políticos considerados “ultrapassados”. Para isso, analisou o trabalho de diversos prefeitos das cidades mais importantes do estado. O convite veio no dia 7 de fevereiro, quando Kassab foi pessoalmente até o Vale do Paraíba. No entendimento da diretoria executiva, a melhor opção nesse momento é ter uma candidatura própria, sem coligações.

    “Não vamos procurar ninguém, o ideal é que cada partido tenha seu candidato. E, portanto, seja Rodrigo (Garcia), (Fernando) Haddad ou Márcio França, desejo sorte a eles, mas vamos ter nosso próprio candidato” disse Kassab.

    A CNN confirmou que o PSD também avaliou fazer o convite para outros dois nomes: Paulinho Serra (PSDB), prefeito de Santo André, e ao ex-prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. Mas o escolhido foi Ramuth, que consultou eleitores sobre o convite para ser pré-candidato a governador.

    O sinal verde ao partido veio hoje (28) durante um evento na capital paulista com a presença de Kassab e lideranças do partido. Em entrevista exclusiva à CNN, Ramuth explicou os motivos desse novo desafio.

    “Primeiramente, o sucesso na gestão a frente de São José dos Campos. E ter a oportunidade de fazer uma campanha de alto nível, levando, de fato, propostas de melhoria ao estado de São Paulo que vamos mostrar com detalhes ao longo desta campanha”

    Mais tarde, Ramuth discursou no evento do PSD em São Paulo e afirmou que não foi ele que saiu do PSDB. “Foi o PSDB que saiu de mim”, acrescentou o prefeito de São José dos Campos.

    Ao mesmo tempo, Gilberto Kassab disse que o PSD não vai abrir de um candidato próprio também para a corrida presidencial. Ele citou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a quem desejou sorte, e disse que o partido discutirá novos nomes internamente antes de apresentar o pré-candidato.

    Quem é Felicio Ramuth?

    Felicio Ramuth, 53 anos, passou por várias secretarias municipais joseenses até chegar ao cargo de chefe do executivo. É considerado um dos melhores prefeitos da história de São José dos Campos, eleito em primeiro turno em 2016 com a maior votação da história da cidade. Foi reeleito também em primeiro turno em 2020 com quase 60% dos votos.

    Com centenas de obras executadas desde 2017, recebeu vários prêmios como gestor público e tem alto índice de aprovação na cidade. Algumas das principais bandeiras do político são a mobilidade urbana e inovação tecnológica.

    Tópicos