Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    No Japão, iene atinge menor nível ante dólar desde 2015 após intervenções do BC

    Banco do Japão faz leilões para evitar que juros de bônus do governo japonês (JGBs) subam acima da meta

    Sergio Caldas, do Estadão Conteúdo

    O iene atingiu o menor nível frente ao dólar em cerca de seis anos nesta segunda-feira (28), após o Banco do Japão (BoJ, pela sigla em inglês) intervir por meio de leilões para evitar que os juros de bônus do governo japonês (JGBs) subam acima da meta.

    O BoJ fez duas ofertas para comprar volumes ilimitados de JGBs com vencimentos entre 5 e 10 anos, após o rendimento do JGB de 10 anos alcançar 0,25% durante a madrugada, seu maior patamar desde janeiro de 2016.

    Não houve demanda no primeiro leilão, mas o BC japonês comprou 64,5 bilhões de ienes (cerca de US$ 5,2 bilhões) em JGBs na segunda oferta.

    Entre terça e quinta-feira, o BoJ fará mais leilões de compra de JGBs de 10 anos, a uma taxa fixa de 0,25%. Pela política monetária do BoJ, a meta do juro do JGB de 10 anos é de cerca de 0%.

    A iniciativa do BoJ aumenta as chances de que a diferença entre os juros dos EUA e do Japão se amplie.

    Além da divergência de política entre os dois países, o crescente déficit comercial japonês, que se deve em parte ao salto nos preços do petróleo, está ajudando a enfraquecer o iene, segundo o estrategista-chefe de mercado do Aozora Bank, Akira Moroga.

    Às 6h33 (de Brasília), o dólar subia a 124,53 ienes, ante 122,12 ienes no fim da tarde de sexta-feira (25) e após chegar a ser negociado mais cedo a 125,11 ienes, seu maior patamar desde agosto de 2015.

    Tópicos