Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tapa em Chris Rock e manifestações a favor da Ucrânia marcam a cerimônia do Oscar

    Will Smith deu um tapa no comediante após piada feita com Jada Pinkett-Smith

    Isabella Fariada CNN , São Paulo

    Como é de praxe, o monólogo de abertura do Oscar, apresentado por Amy Schumer, Wanda Sykes e Regina Hall, ditou quais seriam as piadas que ocorreriam ao longo da cerimônia.

    O assunto Covid-19 não demorou a aparecer. As apresentadoras disseram que a doença prejudicou muitas pessoas e pediram para as câmeras apontarem para Timothée Chalamet como exemplo, mas quem apareceu nas imagens foi J.K Simmons. Wanda Skyes não perdeu a oportunidade e disse que “ainda pegava”.

    Elas ainda fizeram piada com as oito categorias do Oscar que não foram transmitidas ao vivo e com outra premiação da temporada que perdeu relevância após inúmeras polêmicas: “Sabe quem vai estar no ‘In Memoriam’ (segmento que homenageia celebridades que faleceram)? O Globo de Ouro…”, disse Amy Schumer.

    Outra piada relacionada à Covid-19 foi quando Reginal Hall anunciou que alguns testes para a doença precisariam ser refeitos porque se perderam nos bastidores. Ela chamou ao palco os donos dos supostos testes, os atores Tyler Perry, Timothée Chalamet e Simu Liu e disse que precisaria fazer um novo PCR, mais fundo e com a própria língua.

    Guerra na Ucrânia

    As piadas com a Covid-19 cessaram e deram lugar às manifestações favoráveis à Ucrânia. Na metade da cerimônia, Mila Kunis, atriz nascida no país, fez um anúncio antes da atração musical da cantora Reba McEntire. A atriz disse ser impossível não se emocionar com a resiliência das pessoas que, atualmente, enfrentam tanta devastação.

    Depois da apresentação da cantora, uma mensagem surgiu no telão: “Embora o cinema seja uma via importante para expressarmos nossa humanidade em tempos de conflito, neste momento, milhões de famílias na Ucrânia precisam de comida, assistência médica, água potável e serviços de emergência. Os recursos são escassos e nós – sendo uma comunidade global – podemos fazer mais. Pedimos que você apoie a Ucrânia da maneira que puder. #StandWithUkraine (Juntem-se à Ucrânia)”.

    Ao longo da cerimônia, diversas homenagens a filmes já lançados foram feitas. Os 60 anos de James Bond ganharam uma montagem especial com partes dos longas, e elencos de filmes como “Pulp Fiction” e “Juno” apresentaram algumas categorias.

    Porém, a reunião mais marcante da premiação foi quando Francis Ford Coppola, Al Pacino e Robert De Niro apareceram juntos para homenagear os 50 anos do filme “O Poderoso Chefão”. Antes de sair do palco, Coppola disse: “Viva a Ucrânia”.

    Ao anunciar a categoria de Melhor Ator, Amy Schumer disse rapidamente que há um genocídio acontecendo na Ucrânia e que as mulheres estão perdendo todos os seus direitos. Em uma entrevista a um programa de TB americano na semana passada, a apresentadora disse que gostaria de ter o presidente Volodymyr Zelensky presente na cerimônia, nem que fosse por chamada de vídeo. Não aconteceu.

    Agressão

    Logo antes de anunciar o ganhador da categoria de Melhor Documentário, o comediante Chris Rock fez seu monólogo fazendo referência aos casais de artistas presentes.

    Ele citou Javier Bardem e Penélope Cruz e também falou sobre Will Smith e Jada Pinkett-Smith. Porém, ao citá-la, fez uma referência ao filme “Até o Limite da Honra” (1997), cuja protagonista é a atriz Demi Moore, que tem o cabelo raspado no filme.

    Jada sofre de uma doença autoimune que causa queda de cabelo, chamada alopecia. Assim que a piada foi feita, Will Smith levantou do seu assento, subiu ao palco e deu um tapa na cara de Chris Rock. Assim que voltou ao seu lugar, disse “Deixe o nome da minha mulher longe da sua boca”.

    Surgiu a dúvida se tudo aquilo poderia ter sido uma encenação, mas a confirmação de que a briga foi real veio assim que Will Smith ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator.

    Visivelmente emocionado, ele pediu desculpa aos membros da Academia e também aos indicados. “Este é um momento lindo e não estou chorando por ganhar um prêmio, não se trata de ganhar um prêmio para mim. A arte imita a vida, e eu estou parecendo o pai maluco que faz de tudo para proteger a família. Mas o amor faz você fazer coisas loucas”, disse o ator.

    A Academia lançou uma nota nas redes socias dizendo que não tolera nenhum tipo de violência. “Esta noite temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo”, diz o comunicado.

    Primeiras vezes

    A entrega das estatuetas consagrou diversos ineditismos. Ariana DeBose ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, se tornando a primeira mulher negra e abertamente queer a vencer a categoria. Troy Kotsur se tornou o primeiro ator surdo a vencer a categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Jessica Chastain ganhou seu primeiro Oscar em sua terceira nomeação, assim como Will Smith.

    Billie Elish foi a primeira pessoa nascida no século XXI a ganhar um Oscar, com o prêmio de Melhor Canção Original por “No Time to Die”, presente no último filme de James Bond.

    E Jane Campion foi finalmente honrada com seu Oscar de Melhor Direção, sendo a terceira mulher na história a vencer a categoria.

    Tópicos