Huawei inicia vendas do novo smartphone de ponta Pura 70
As versões Pro e Ultra do Pura 70 estavam disponíveis nesta quinta-feira (18), enquanto as versões Plus e básica começarão a ser vendidas em 22 de abril
A gigante chinesa da tecnologia Huawei começou a vender, nesta quinta-feira (18), dois modelos de sua aguardada série de smartphones de ponta Pura 70, que muitos analistas esperam que contenha um chip avançado fabricado na China.
A série Pura, desenvolvida pela empresa com sede em Shenzhen, tem câmeras avançadas e é conhecida por seu design elegante. Analistas acreditam que utilize o mesmo chip avançado chinês do modelo Mate 60.
No ano passado, a mídia estatal chinesa comemorou o lançamento da série Mate 60 como um triunfo sobre as sanções impostas pelos EUA à empresa, já que os aparelhos contêm um avançado chip fabricado na China, cujo poder de computação, segundo analistas, está apenas algumas gerações atrás dos chips usados pelos gigantes ocidentais da tecnologia Apple e Google.
Eric Xu, presidente interino da Huawei, disse na quarta-feira em um fórum em Shenzhen que a empresa também planeja lançar um smartphone Mate 70 este ano.
As versões Pro e Ultra do Pura 70 estavam disponíveis nesta quinta-feira, enquanto as versões Plus e básica começarão a ser vendidas em 22 de abril. Os telefones estavam fora de estoque na loja online oficial da Huawei apenas um minuto após o início das vendas, e centenas de fãs da marca fizeram fila nas lojas da Huawei em Pequim, Xangai e Shenzhen.
Um cliente, Lucas Zhuang, testou a velocidade da rede do Pura 70 e disse que ela estava no nível 5G. Washington proibiu o licenciamento de chips 5G para a China, mas os telefones Mate 60 da Huawei já eram capazes de atingir a velocidade 5G em muitos casos, apesar de a Huawei não os ter marcado como 5G.
“Não sabemos qual chip o Pura 70 tem em seu interior. Só descobriremos depois de comprá-lo”, disse Zhuang, que já possui o Mate 60, à Reuters, depois de esperar na fila da loja principal da Huawei em Xangai.
“Mas acreditamos que… o chip que ele tem certamente atenderá às necessidades das pessoas”
Ivan Lam, analista sênior da empresa de pesquisa Counterpoint, disse que esperava produção de cerca de 60 milhões de unidades da Huawei este ano, com a série Pura 70 sendo um importante catalisador. No ano passado, a Huawei vendeu cerca de 32 milhões de smartphones.
“Pode haver alguma escassez em vários canais, mas o fornecimento será muito melhor em comparação com o lançamento do Mate 60. Não esperamos que haja uma escassez duradoura”, disse ele.
A série Pura 70 tem quatro variantes: a 70, a 70 Plus, a 70 Pro e a 70 Ultra. O preço inicial da série Pura 70 é de 5.499 iuanes (760 dólares).
O lançamento do Mate 60 Pro em agosto passado levou a um aumento nas vendas de smartphones da Huawei. De acordo com a Counterpoint, nas primeiras seis semanas de 2024, as vendas unitárias da Huawei aumentaram 64% em relação ao ano anterior. As vendas do iPhone da Apple na China caíram 24% durante o mesmo período.
O chip Kirin 9000S da Huawei foi supostamente fabricado pela chinesa SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corporation), apesar das restrições de exportação dos EUA que buscam limitar a capacidade de fabricação de chips de Pequim.
Após o lançamento do Pura 70, vários avaliadores online imediatamente transmitiram ao vivo o processo de desmontagem do telefone nas mídias sociais chinesas, com milhares de fãs da Huawei acompanhando. De acordo com esses críticos, o smartphone apresenta o chip Kirin 9010, que parece ser uma ligeira atualização em relação ao Kirin 9000 do Mate 60 Pro.
Alguns analistas também observaram que o telefone não esquentava tão rapidamente quanto o Mate 60.