Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden visita tropas norte-americanas na fronteira da Polônia

    Acontece neste sábado (26) uma nova reunião dos EUA para definição dos próximos passos do Ocidente na guerra da Ucrânia e uma possível cooperação com a Polônia

    Da CNN

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou bem próximo da fronteira da Ucrânia, nesta sexta-feira (25), ao visitar um grupo de soldados norte-americanos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Polônia.

    Biden tem conseguido manter a unidade na aliança ocidental, apesar das preocupações de dirigentes europeus e da Otan com a escalada do conflito militar causado pela invasão da Rússia. Ele desembarcou em Jejuf, a cerca de 90 quilômetros da fronteira ucraniana, e foi recebido pela delegação polonesa por volta das seis da manhã no horário local.

    Ainda em Rzeszow, Biden recebeu informações sobre a crise humanitária e teve o primeiro contato com presidente polonês, Andrzej Duda. Depois de anunciar um pacote de 1 bilhão de dólares em apoio aos refugiados ucranianos, o líder norte-americano encerrou a agenda de solidariedade na região fronteiriça e embarcou para Varsóvia, onde chegou no final do dia.

    Uma nova reunião para discutir os próximos passos do Ocidente na guerra e uma possível cooperação com a Polônia, acontece neste sábado (26). A Otan defende que uma intervenção direta  na Ucrânia poderia levar uma guerra total na Europa.

    A tensão na Polônia vem escalando desde que a Rússia bombardeou cidades a oeste ucraniano. A população teme que a ofensiva continue em direção ao oeste.

    No último mês, a procura por armamentos e munições disparou no país. E o temor não se limita à população. Desde a última semana, os aviões que chegam no aeroporto de Rzesvow se deparam baterias antiaéreas das forças polonesas, mesmo local onde o avião de Biden aterrissou no inicio desta sexta-feira.

    Tópicos