Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministro ucraniano desmente consenso e vê “negociações difíceis” com a Rússia

    Dmytro Kuleba afirmou que a posição da Ucrânia é firme em relação a um cessar-fogo, garantias de segurança e integridade territorial da Ucrânia

    Alessandra Prenticeda Reuters , Lviv

    O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse nesta sexta-feira (25) que as negociações de paz com a Rússia são difíceis e desmentiu relatos de que tenha havido progresso na resolução de quatro das seis questões-chave.

    “Não há consenso com a Rússia sobre os quatro pontos”, disse Kuleba em um post no Facebook. “O processo de negociação é muito difícil. A delegação ucraniana assumiu uma posição forte e não abre mão de suas exigências. Insistimos, em primeiro lugar, em um cessar-fogo, garantias de segurança e integridade territorial da Ucrânia.”

    Kuleba referiu-se aos comentários do presidente turco, Tayyip Erdogan, de que havia evolução em quatro de seis pontos-chave das negociações, citando a desistência da Ucrânia entrar na Otan e a adoção do russo como idioma oficial do país como dois desses pontos que evoluíam para o acordo.

    Na quinta-feira (24), a Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução que responsabiliza a Rússia pela crise humanitária na Ucrânia e “encoraja fortemente”, “as negociações contínuas entre todas as partes, e insta mais uma vez a resolução pacífica imediata do conflito entre a Rússia e Ucrânia através do diálogo político, negociações, mediação e outros meios pacíficos”, entre outros pontos.

     

    Tópicos