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    Como funciona o uso de IA para gerar playlists de música

    Ferramentas de streaming estão apostando na inteligência artificial para sofisticar os processos de criar listas personalizadas

    Giovana Christda CNN

    As plataformas de streaming de música vêm investindo no uso de inteligência artificial para personalizar cada vez mais a experiência do usuário. A aposta da vez é permitir a criação de playlists a partir de comandos similares aos feitos nos chatbots.

    Veja quais ferramentas já foram divulgadas pelos serviços de música.

    Spotify

    Com a funcionalidade, é possível criar playlists a partir de instruções que podem se referir a lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores e até emojis.

    A plataforma deu exemplo de comandos que podem ser usados para criar as listas de música:

    • “Um playlist de indie folk para abraçar meu cérebro com carinho”
    •  “Música relaxante para me acompanhar durante a temporada de alergias”
    • “Um playlist que me faz sentir como o personagem principal”

    Até agora, a ferramenta só foi liberada para usuários Premium do Reino Unido e da Austrália, tanto para Android quanto para iOS. O Spotify disse que vai aprimorar a criação de playlists por IA nos próximos meses, mas não deu informações sobre a liberação da funcionalidade no Brasil ou em outros países.

    Amazon Music

    A plataforma lançou a versão beta do Maestro, ferramenta similar à do Spotify que também aceita comandos de prompt para criar listas de músicas. Segundo a empresa, é possível usar emojis e descrever sentimentos para pedir listas para o streaming.

    As sugestões de comandos feitas pela Amazon Music são:

    • “😭 e comendo 🍝”
    • “🏜️🌵🤠” – “🏜️🌵🤠”
    • “Música com as quais meus avós namoravam”
    • “🎤🚿🧼” – “🎤🚿🧼”

    O lançamento foi feito apenas para alguns usuários dos Estados Unidos com contas gratuitas, clientes Prime e assinantes do Amazon Music Unlimited, nos sistemas iOS e Android. Ainda não há previsão para o lançamento em outros países.

    Deezer

    A empresa relata utilizar a inteligência artificial no recurso Flow, que cria playlists personalizadas baseadas no humor ou gênero musical favorito. Ele analisa o histórico de escuta, além do que é adicionado aos favoritos e o que o usuário não gosta — usando os dados de quando se pula ou exclui uma faixa — para gerar um mix infinito.

    Também é possível importar para o Flow a biblioteca de músicas de outros serviços de streaming. A partir disso, a ferramenta gera uma playlist personalizada com base no que foi enviado para a plataforma.

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