74% dos israelenses são contra ataque ao Irã caso “prejudique alianças de Israel”, diz pesquisa
26% foram a favor de um ataque mesmo que prejudique os laços com os aliados israelenses, mostrou levantamento da Universidade Hebraica
Uma pesquisa realizada pela Universidade Hebraica de Jerusalém concluiu que 74% dos questionados são contrários a um ataque retaliatório contra o Irã “se este prejudicar a aliança de segurança de Israel com seus aliados”.
26% foram a favor de um ataque mesmo que prejudique os laços com os aliados israelenses.
O levantamento da Universidade Hebraica também concluiu que mais da metade da população acredita que Israel “responde positivamente” às exigências militares e políticas dos aliados.
A pesquisa foi realizada entre 14 e 15 de abril pela internet e por telefone, e teve como amostra 1.466 homens e mulheres representando israelenses adultos, tanto judeus quanto árabes, informou a universidade em comunicado.
A margem de erro foi de 4,2 pontos percentuais.
56% dos entrevistados acreditam que Israel “deveria responder positivamente às exigências políticas e militares dos seus aliados”, a fim de “garantir um sistema de defesa sustentável ao longo do tempo”, afirma o comunicado.
Do restante, 32% estavam indecisos e 12% discordavam.
Além disso, 59% acreditam que a assistência dos EUA a Israel contra o ataque iraniano obriga o governo de Israel a coordenar futuras ações de segurança com Washington, enquanto 26% estavam indecisos sobre o assunto e 15% discordavam.