Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Embaixadora russa na Indonésia diz que Putin planeja participar de cúpula do G20

    Alguns países-membros discutem a retirada da Rússia do grupo de principais economias mundiais

    Angie Teoda Reuters

    O presidente russo, Vladimir Putin, pretende participar de uma cúpula do G20 sediada pela Indonésia planejada para outubro e novembro deste ano, disse a embaixadora da Rússia em Jacarta nesta quarta-feira (23), após pedidos de alguns membros para que o país seja barrado do grupo.

    “Não apenas o G20, muitas organizações estão tentando expulsar a Rússia… a reação do Ocidente é absolutamente desproporcional”, disse a embaixadora Lyudmila Vorobieva em entrevista coletiva.

    Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais estão avaliando se a Rússia deve permanecer no grupo das principais economias mundiais após a invasão da Ucrânia, disseram à Reuters fontes envolvidas nas discussões.

    A probabilidade de que qualquer tentativa de excluir a Rússia seja vetada por outros membros do clube – que inclui China, Índia, Arábia Saudita e outros – aumentou a perspectiva de alguns países pularem as reuniões do G20 este ano, disseram as fontes.

    A Rússia está enfrentando um ataque de sanções internacionais lideradas por nações ocidentais com o objetivo de isolá-la da economia global, incluindo principalmente bloqueá-la do sistema bancário global SWIFT e restringir as negociações de seu banco central.

    “Houve discussões sobre se é apropriado que a Rússia faça parte do G20”, disse uma fonte. “Se a Rússia continuar como membro, se tornará uma organização menos útil”.

    Tópicos