Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden confirma uso de mísseis hipersônicos pela Rússia na Ucrânia

    Segundo presidente dos EUA, principal diferencial desta arma é que "é quase impossível pará-la"

    DJ Juddda CNN

    O presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou na segunda-feira (21) que a Rússia empregou mísseis hipersônicos em sua invasão da vizinha Ucrânia.

    “E se você notar, [a Rússia] acabou de lançar o míssil hipersônico, porque é a única coisa que eles podem passar sem certeza absoluta”, disse Biden. “É, como todos sabem, uma arma consequente, e, mas com a mesma ogiva que qualquer outro míssil de lançamento, não faz muita diferença, exceto que é quase impossível pará-la. Há uma razão pela qual eles estão usando.”

    Biden, falando a um grupo reunido na Reunião Trimestral de CEOs da Mesa Redonda de Negócios, disse: “[O presidente russo Vladimir] Putin está de costas para a parede, ele não estava antecipando a extensão ou a força de nossa unidade, e quanto mais suas costas estão contra o parede, maior a severidade das táticas que ele pode empregar”.

    Biden descreveu uma série de recursos que os EUA enviaram para a Ucrânia e aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na região, detalhando US$ 2 bilhões em financiamento apenas para a Otan e recursos militares significativos para a Ucrânia, que ele disse estar “causando estragos nas forças armadas russas, sejam seus tanques ou seus helicópteros ou suas aeronaves”.

    “A ideia de que eles não têm equipamentos sofisticados o suficiente simplesmente não é precisa, e não vou perder tempo para entrar em todos os detalhes aqui, mas o ponto é que eles têm todos os equipamentos, todos os equipamentos isso faz sentido racional com base em nossos militares e os militares da Otan para poder fazer o que estão fazendo”, disse Biden aos CEOs.

    O presidente repetiu os avisos de que a Rússia provavelmente conduziria “operações de bandeira falsa”, incluindo a possibilidade de um ataque com armas químicas na Ucrânia.

    “Sempre que ele começa a falar sobre algo que acha que a Otan, a Ucrânia ou os Estados Unidos estão prestes a fazer, significa que ele está se preparando para fazê-lo. Não é brincadeira”, disse Biden.

    Mísseis hipersônicos

    No último dia 19, autoridades dos Estados Unidos confirmaram à CNN que a Rússia lançou mísseis hipersônicos contra a Ucrânia na semana anterior, o primeiro uso conhecido de tais mísseis em combate.

    Os EUA conseguiram rastrear os lançamentos em tempo real, disseram as fontes. Esta foi a primeira vez que os russos utilizaram esse tipo de armamento.

    No dia seguinte, domingo (20), os militares russos confirmaram terem usado novamente as armas hipersônicas ao longo do final de semana.

    Em um comunicado, o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, disse que os sistemas de mísseis hipersônicos Kinzhal lançados do ar foram disparados do espaço aéreo da Crimeia.

    Tópicos