Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia anuncia sete corredores humanitários abertos neste domingo (20)

    Cerca de 190 mil pessoas de áreas sitiadas foram evacuadas desde o início da guerra, disse vice-primeira-ministra

    Reuters

    A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, disse que sete corredores humanitários serão abertos neste domingo (20) para permitir que civis deixem as áreas da linha de frente.

    A Ucrânia evacuou um total de 190.000 pessoas dessas áreas desde que a invasão russa começou em 24 de fevereiro, disse Vereshchuk no sábado, embora a Ucrânia e a Rússia se culpem por atrapalhar o processo.

    No sábado, pelo menos 6.623 pessoas passaram por corredores humanitários nas cidades sitiadas, segundo um alto funcionário do gabinete de Volodymyr Zelensky, presidente do país.

    A quantidade de refugiados ucranianos da guerra em curso continua com números crescentes. Na última atualização, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), nas Nações Unidas, disse que mais de três milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da guerra.

    Segundo dados da agência das Nações Unidas para as crianças, Unicef, cerca de 1,5 milhão de crianças integram essa estimativa. A entidade alertou também para o risco de tráfico infantil diante do grande contingente.

    “A guerra na Ucrânia está levando a deslocamentos em massa e fluxos de refugiados – condições que podem levar a um aumento significativo no tráfico de pessoas e a uma crise aguda de proteção infantil”, disse Afshan Khan, diretor regional do Unicef para a Europa e Ásia Central.

    Tópicos