Garotinho lança pré-candidatura no RJ e embola União Brasil
Caciques da legenda foram pegos de surpresa com anúncio
O ex-governador do Rio Anthony Garotinho lançou nesta quinta-feira (17) sua pré-candidatura ao governo do estado pelo União Brasil. O partido, resultado da união entre o PSL e o DEM, tinha cargos no governo Cláudio Castro até a semana passada e tem tentado pressionar o atual governador do Rio para aumentar sua participação no governo.
De acordo com apuração da CNN junto a líderes do União Brasil, o anúncio de Garotinho foi surpreendente até para a família do ex-governador. Ele entrou recentemente no partido e era cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
A empolgação do político, segundo aliados, vem da existência de pesquisas internas que mostram ele à frente de Cláudio Castro em alguns locais do estado e dividindo votos no eleitorado conservador.
Mesmo solitário, o movimento de Garotinho ajuda o União Brasil a pressionar Castro a aumentar o espaço da legenda no governo do Rio e a garantir um lugar na chapa do governador à reeleição. Como a CNN mostrou no mês passado, aliados de Castro têm pressionado para que ele deixe o PL e vá para o União Brasil como forma de ampliar suas alianças para disputa. O governador do Rio não comentou. Se a mudança não se confirmar, o União Brasil quer ter a garantia de indicar o candidato a vice ou ao Senado na chapa de Castro.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais