Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em São Paulo, Poupatempo faz mutirão para renovação da CNH neste sábado (19)

    Motoristas com documentos vencidos entre setembro e outubro de 2020, que precisam renovar até o dia 31 de março deste ano, poderão participar

    Renata Souzada CNN , em São Paulo

    O Poupatempo promove neste sábado (19) o primeiro mutirão do mês para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo. Os motoristas que tiveram os documentos vencidos entre setembro e outubro de 2020 e precisam renovar até o dia 31 de março deste ano poderão participar da ação.

    A estimativa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) é de que aproximadamente 200 mil motoristas estejam nessa categoria. Na ocasião, poderão ser atendidas cerca de 9.200 pessoas, em vagas distribuídas nos postos de atendimento do programa.

    Para realizar o serviço de forma presencial, é necessário agendamento prévio dentro do horário de funcionamento habitual de cada unidade. Serão priorizados aqueles que estejam com a habilitação para vencer neste mês e que precisam fazer alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.

    O Poupatempo orienta que a renovação simplificada seja feita de forma remota, seguindo o passo a passo do atendimento online. Após a realização do exame médico na clínica indicada, a carteira atualizada será enviada ao endereço do condutor.

    No caso dos motoristas que possuem CNH nas categorias C, D ou E, também é preciso realizar o exame toxicológico com antecedência, pois o resultado pode ser solicitado no exame médico.

    Renovação da CNH

    Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

    Quem exerce ou deseje exercer atividade remunerada precisa passar também pela avaliação psicológica, sendo direcionado a um profissional credenciado.

    Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

    Ao término do processo, o motorista irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado. 

    Tópicos