Brasil já recebeu 894 ucranianos desde início de invasão russa, diz Polícia Federal
Destes, 28 pediram visto, permanente ou provisóri, para permanecer no Brasil
Dados da Polícia Federal mostram que o Brasil já recebeu 894 ucranianos desde o início de guerra entre Rússia e o país vizinho, no dia 24 de fevereiro, de acordo com informações da analista da CNN, Renata Agostini. Destes, 28 pediram visto – seja temporário, residente ou provisório – para permanecer no Brasil.
O levantamento considera as entradas de 24 de fevereiro até 17 de março. De acordo com o Itamaraty, 15 ucranianos solicitaram ainda no exterior o visto humanitário. A diferença entre o número de entradas e pedidos de visto é explicada porque os ucranianos têm permissão para entrar no país como turistas.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de três milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa. Desse volume, mais de 2 milhões entraram na Polônia vindos da Ucrânia, disse a guarda de fronteira polonês nesta sexta-feira.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM), organização agência que faz parte da ONU, afirma que 157.000 dos que deixaram a Ucrânia eram estrangeiros.
Na semana passada, o Brasil enviou uma aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), para a Polônia para buscar cidadãos brasileiros e estrangeiros que deixaram a Ucrânia em decorrência da guerra. A missão voltou ao Brasil na quinta-feira (10) com 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos, um colombiano, 14 crianças, oito cachorros e dois gatos estão na aeronave. Há 14 crianças entre os cidadãos.