Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Erika Bechara: Mineração em terra indígena não é solução para escassez de potássio

    A Especialista CNN em meio ambiente, Erika Bechara, avalia os argumentos defendidos pelo governo federal para incentivar a aprovação de um Projeto de Lei que libera a mineração em terras indígenas no país

    Lucas Schroederda CNN , Em São Paulo

    A Especialista CNN em meio ambiente, Erika Bechara, avalia os argumentos defendidos pelo governo federal para incentivar a aprovação de um Projeto de Lei que libera a mineração em terras indígenas no país.

    Para Bechara, o argumento do governo brasileiro de que a mineração de potássio é urgente por conta da escassez de fertilizantes é “oportunista e falacioso”, uma vez que sugere que as minas de potássio no país são subexploradas por estarem em terras indígenas.

    “Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Amazônia Legal detém apenas um terço dos depósitos de potássio no país e apenas 11% disso está em terras indígenas”, afirma Bechara.

    A advogada reitera que a estratégia do governo de colocar o Projeto de Lei em regime de urgência, para que a votação seja feita sem debate nas comissões, é “um verdadeiro atropelo do processo democrático.”

    “O caminho para a solução dessa questão não é a aprovação afoita deste PL, porque se ele for aprovado amanhã não haverá fertilizantes depois de amanhã. Há um longo processo de oferta do insumo, que envolve pesquisa, licenciamento ambiental, consulta aos povos atingidos, instalação de infraestrutura, entre outras etapas”, disse Bechara.

    A Especialista CNN conclui que aprovar a mineração em terra indígena “não é a solução para a ameaça atual de escassez de potássio, nem para a autossuficiência do país em fertilizantes”.

    Veja mais no vídeo acima

    Tópicos