Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em telefonema com Putin, Erdogan diz que Turquia pode sediar encontro com Zelensky

    Presidentes conversaram nesta quinta-feira; ministro Turco também falou sobre a possibilidade do encontro

    Lindsay Isaacda CNN

    O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, se encontrou com o chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, em Lviv, nesta quinta-feira (17), um dia após visitar Moscou, onde se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

    Em comentários gravados, Çavuşoğlu disse: “Se um acordo for alcançado sobre as questões sobre as quais vemos uma reaproximação, existe a possibilidade de que dois líderes possam se unir”, referindo-se aos presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.

    Çavuşoğlu destacou que o presidente turco, Tayyip Erdogan, falou com Putin nesta quinta-feira por telefone. De acordo com um comunicado da Diretoria de Comunicações da Turquia, “Erdogan reiterou sua oferta de hospedar Putin e Zelensky em Istambul ou Ancara”, acrescentando que “o consenso em algumas questões pode exigir conversas em nível de liderança”.

    O presidente turco também enfatizou a necessidade de “avaliar a situação humanitária no terreno” e de “corredores humanitários para operar efetivamente em ambas as direções”.

    Çavuşoğlu também disse que sua esperança de um cessar-fogo aumentou após o encontro com ambas as partes, embora “seja difícil falar sobre isso quando se trata de guerra”.

    Ele afirmou que a Ucrânia sugeriu a Turquia e a Alemanha como países garantidores em uma proposta de “acordo de segurança coletiva”.

    “Nas minhas conversas ontem em Moscou, vi que a Federação Russa não tinha objeção a isso e que poderia aceitar tal proposta”, disse Çavuşoğlu. Ele ressaltou que um acordo deve ser aceitável para ambos os lados e seus povos.

    Tópicos