Biden age para evitar aumento da tensão no Oriente Médio após ataque do Irã, diz porta-voz da Casa Branca à CNN
John Kirby informou que o presidente não quer ver a situação escalar na região depois de o regime iraniano lançar drones e mísseis contra território israelense
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, reiterou à CNN na manhã desta segunda-feira (15) que o presidente Joe Biden está focado em evitar que o ataque do Irã contra Israel se transforme em um conflito regional mais amplo.
“Só porque o Irã conduziu este ataque sem precedentes, que nós e os nossos parceiros israelenses e outros frustramos, não significa que devamos simplesmente aceitar uma escalada constante e crescente na região. O presidente não vai aceitar que queira ver as coisas desescalar”, disse Kirby.
Pressionado sobre se a posição da Casa Branca é de que Israel não deve retaliar, Kirby afirmou que isso depende, em última análise, do governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, mas que os EUA querem ver as tensões diminuírem.
“Respeitamos seu processo soberano de tomada de decisão. O que queremos ver é uma diminuição das tensões. Não queremos ver uma guerra mais ampla”, acrescentou Kirby.
FOTOS – Irã ataca Israel com centenas de drones
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”7141423″ title_galeria=”Irã ataca Israel com mais de 300 drones”/]