Nove corredores humanitários serão abertos na Ucrânia
Expectativa é de retirada de mais civis da cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, que foi alvo de bombardeio nas últimas horas
Nove rotas de evacuação que saem de diferentes cidades ucranianas, incluindo a cidade sitiada de Mariupol, no sudeste, foram acordadas para esta quinta-feira (17), disse o governo ucraniano.
Os corredores são projetados para permitir o transporte seguro de ajuda humanitária para as cidades e a saída segura para os moradores que desejam sair.
Nos últimos dias, um número crescente de veículos particulares conseguiu sair de Mariupol, embora não exista um corredor formal. Um comboio humanitário destinado à cidade está preso em Berdiansk, cerca de 80 quilômetros a oeste, há dias.
Iryna Vereshchuk, a ministra ucraniana responsável, disse que outros corredores foram acordados na região de Kiev, incluindo de Borodianka a Zhytomyr e da vila de Shevchenkove a Brovary.
Além disso, Vereshchuk disse que o governo planeja entregar ajuda humanitária às cidades de Hostomel e Bucha, bem como às aldeias de Semypolky, Markivtsi e Opanasiv.
Algum contexto: o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que os corredores de evacuação não funcionaram na quarta-feira, pois os militares russos não pararam de bombardear, interrompendo o movimento de moradores que tentavam escapar de Mariupol.
Imagens mostram teatro que abrigava civis em Mariupol destruído após bombardeio russo
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”719117″ title_galeria=”Imagens mostram teatro que abrigava civis em Mariupol destruído após bombardeio russo”/]