Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky diz que corredores de evacuação não funcionaram na quarta-feira (16)

    Segundo o presidente ucraniano, militares russos não interromperam ataques a civis

    Da CNN

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que os corredores de evacuação não funcionaram nesta quarta-feira (16), pois os militares russos não pararam seus ataques.

    “Estamos prontos para retirar as pessoas e enviar ajuda humanitária, mas não podemos expor as pessoas aos bombardeios na estrada”, disse ele em uma mensagem de vídeo postada no Facebook no início desta quinta-feira (17).

    Zelenksy disse que os residentes que anteriormente escaparam da cidade sitiada do sudeste de Mariupol estão sendo transferidos para áreas mais seguras.

    “Estamos levando os residentes de Mariupol que conseguiram fugir para Berdyansk, Zaporizhzhia. No total, mais de 6.000 residentes de Mariupol foram transportados em um dia, mais de 2.000 deles são crianças”, disse ele.

    Entretanto, Zelensky disse que os militares russos também tentaram interromper esse movimento, disparando no trecho da estrada entre Vasylivka e Kamyanske, na região de Zaporizhzhia. Cinco ucranianos foram feridos, disse ele.

    Na cidade de Chernihiv, ao norte, as forças russas dispararam contra civis que estavam na fila do pão, matando 10 pessoas, acrescentou Zelensky.

    As conversas continuam: O presidente disse que se a guerra da Rússia contra a Ucrânia continuar, “as mães da Rússia perderão mais crianças do que nas guerras de Afeganistão e Chechênia juntas”.

    Zelensky disse que as negociações com a Rússia estão em andamento e que suas prioridades nas conversações são claras: “o fim da guerra, garantias de segurança, soberania, restauração da integridade territorial, garantias reais para nosso país, proteção real para nosso país”.

    Tópicos