Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sinalização do Copom para mais uma alta de 1 ponto surpreende, diz ex-diretor do BC

    Segundo o especialista, a decisão desta quarta-feira (16) mostra um recado forte por parte do Banco Central

    Do CNN Brasil Business , Em São Paulo

    O ex-diretor do Banco Central (BC) José Júlio Senna disse, em entrevista à CNN, nesta quarta-feira (16), que a decisão de elevar novamente a taxa Selic “não surpreendeu”, mas o que surpreendeu foi “a sinalização de mais um aumento de 1 ponto na próxima reunião”.

    Senna disse que o BC havia sinalizado uma “redução no ritmo de reajuste”. Para ele, a decisão desta quarta-feira, mostra um recado forte por parte da instituição financeira.

    Segundo o ex-diretor, novo aumento revela um compromisso “firme das autoridades monetárias em trazer a inflação para a meta e ancorar as expectativas”.

    O economista também comentou sobre o desafio para os bancos centrais do mundo ao tentar conter a inflação e evitar recessões.

    “Esse é o grande dilema dos BCs. As instituições, principalmente em países desenvolvidos, têm evitado realizar grandes reajustes na política monetária para não prejudicar a recuperação econômica”, afirmou.

    Por fim, Senna avalia que a inflação atual “é um grande drama da atualidade” por conta da imprevisibilidade, visto que ela foi gerada pela pandemia da Covid-19. Um evento que “trouxe gargalos na oferta, dificultou os processos produtivo e de distribuição de bens físicos e mudou os hábitos de consumo das famílias”.

    Tópicos