Cabo Daciolo lança pré-candidatura ao governo do RJ, pelo PROS
Ex-deputado federal, bombeiro foi o sexto colocado na corrida presidencial de 2018
Stéfano Sallesda CNN , Rio de Janeiro
O ex-deputado federal Cabo Daciolo anunciou pré-candidatura ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido Republicano da Ordem Nacional (PROS). O pré-candidato se reuniu com dirigentes do diretório fluminense da legenda e assinará a ficha de filiação à nova sigla na tarde desta terça-feira (15).
Daciolo foi candidato a presidente da república em 2018, pelo Patriota. Na ocasião, o candidato obteve 1,20% da preferência do eleitorado, o equivalente a 1,3 milhão de votos. Números que o deixaram à frente do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB), e da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede). Desde então, passou pelo PMB, fez acenos ao PDT, mas acertou com o PROS.
Presidente estadual da legenda, Jimmy Pereira, ex-presidente da Fundação Leão 12, órgão do governo do estado, do qual foi exonerado pelo governador Cláudio Castro (PL) e fevereiro, explica o movimento. “Nós já estávamos com a tratativa havia algum tempo e decidimos anunciar, o lançamento da pré-candidatura dele será dia 30 de março, data do aniversário dele. Até lá, terá esse período para fazer uma caminhada por todo o estado, para informar sobre a pré-candidatura”, afirma Pereira.
No último domingo (13), o PSD lançou a pré-candidatura do ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, em um hotel do Centro do Rio. O pré-candidato tem o apoio do prefeito da capital, Eduardo Paes. O encontro contou com as presenças dos presidentes nacionais do PSD, Gilberto Kassab, e do PDT, Carlos Lupi.
Os próximos dias serão agitados na corrida pela sucessão ao governo do estado. O deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ) lança no sábado sua pré-candidatura, em um hotel, na Lapa. O evento terá a presença do cientista político Felipe d’Ávila, pré-candidato do partido à presidência da república.
Debate