Rio Grande do Norte: saiba quem são os candidatos ao governo e ao Senado
Concorrentes buscarão ocupar o Palácio de Despachos de Lagoa Nova pelos próximos quatro anos; candidatos também tentarão vaga no Senado
Na corrida eleitoral para o governo do Rio Grande do Norte, nove nomes se apresentam como candidatos.
O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. A votação de um eventual segundo turno ocorrerá em 30 de outubro, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Os candidatos ao governo estadual
Fátima Bezerra (PT)
Fátima Bezerra tenta a reeleição. Formada em Pedagogia, ela trabalhou na rede pública de ensino em Natal. Começou sua vida política como líder de movimentos e grupos organizados, até sua primeira eleição, em 1994. Desde então, a governadora de 66 anos emendou um cargo eletivo no outro, sem perder nenhuma disputa.
Em 2018, ela venceu o então governador Robinson Faria, que era candidato à reeleição. Petista, Fátima conta com uma aliança ampla, com apoio do PSDB ao PCdoB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Fábio Dantas (Solidariedade)
Quem anunciou sua candidatura como nome da oposição é Fábio Dantas (Solidariedade), que foi vice-governador na gestão Robinson Faria (2015-2019) e também foi deputado estadual.
Styvenson Valentim (Podemos)
O senador Styvenson Valentim (Podemos) é também candidato. Policial militar de 45 anos, Valentim foi o senador mais votado em 2018 e recebeu críticas do governo federal por um projeto que dificultaria o acesso da população civil à posse de armas.
Danniel Morais (PSOL)
O PSOL lançou na disputa o presidente estadual do partido, Danniel Morais. Ele é estudante de Direito e administrador hoteleiro. Concorreu a vice-prefeito de Natal em 2020, mas não se elegeu.
Rodrigo Vieira (DC)
Outro presidente estadual de partido a concorrer é Rodrigo Vieira, do Democracia Cristã. Ele é empresário no setor de construção civil. Nas eleições de 2006, Vieira perdeu a disputa para prefeito de João Câmara.
Clorisa Linhares (PMB)
Clorisa Linhares é uma servidora do Tribunal de Justiça estadual e agente penitenciária. Clorisa foi vereadora na cidade de Grossos.
Rosália Fernandes (PSTU)
Rosália Fernandes (PSTU) integra o movimento sindical e é servidora na área da saúde. Concorreu a prefeita de Natal em 2016 e em 2020, perdendo ambas as vezes.
Nazareno Neris (PMN)
Nazareno Neris foi candidato a deputado federal em duas oportunidades, mas não se elegeu. Ele concorre ao cargo de governador do Rio Grande do Norte pela primeira vez.
Antônio Bento (PRTB)
Antônio Bento é pastor evangélico e trabalha no setor de comércio. Ele já se candidatou a deputado estadual, vice-prefeito de Natal, e até mesmo vice-governador, mas não foi eleito. É candidato ao governo do estado pela primeira vez.
Os candidatos ao Senado
Carlos Eduardo (PDT)
Carlos Eduardo Alves (PDT) é ex-prefeito de Natal e filho do também ex-prefeito Agnelo Alves. Em 2018, ele renunciou à prefeitura da capital para disputar o governo, mas foi derrotado no segundo turno por Fátima Bezerra.
Rogério Marinho (PL)
Na chapa de Fábio Dantas, Rogério Marinho (PL) deixou o cargo de ministro do Desenvolvimento Regional para ser candidato ao Senado. Com o apoio de Jair Bolsonaro (PL), tenta fortalecer a base do presidente no Rio Grande do Norte.
Rafael Motta (PSB)
O deputado federal e engenheiro de produção Rafael Motta é o candidato do PSB ao Senado. Motta é presidente estadual da sigla. É deputado desde 2015 e foi vereador de Natal de 2013 a 2014.
Shirley Medeiros (Democracia Cristã)
Shirley é veterinária e foi candidata a vice-prefeita de Natal em 2020. Ela vai se candidatar ao senado pela primeira vez.
Marcelo Guerreiro (PRTB)
O candidato do PRTB é engenheiro civil e atua no agronegócio. Ele, que faz parte da chapa de Antônio Bento (PRTB), estreia em eleições.
Pastor Silvestre (PMN)
O pastor irá ser candidato ao senado pela primeira vez. Ele foi candidato a deputado federal em 1998 pelo antigo PTdoB, mas não foi eleito
Dário Barbosa (PSTU)
Pelo PSTU, o professor aposentado Dário Barbosa concorre ao Senado. Ele lecionou na rede pública municipal de Natal e estadual do Rio Grande do Norte. Ele concorreu nas eleições de 2014, a deputado estadual, 2016, a vereador, e 2018, a governador. Mas não se elegeu.
Geraldo Pinho (Podemos)
Geraldo Pinho, candidato do Podemos, é médico. Ele tentou se eleger vereador nas eleições de 2020, mas não recebeu votos suficientes.
Marcos Antônio (Unidade Popular)
Marcos Antônio é um dos coordenadores do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) na capital do estado, Natal.
Freitas Jr (PSOL)
Francisco Raimundo de Freitas é servidor público federal. Em 2018, tentou o cargo de governador, mas não se elegeu.
O primeiro turno da eleição de 2022 está marcado para acontecer no primeiro domingo de outubro, dia 2. E, caso seja necessário, o segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.
Confira abaixo os senadores cujos mandatos terminam em 2023. As vagas deles no Senado estarão em jogo nas eleições deste ano
[cnn_galeria active=”716231″ id_galeria=”716150″ title_galeria=”Veja os senadores cujos mandatos terminam em 2023″/]
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.
*Com informações de Gabriela Ghiraldelli, Danilo Moliterno, Salma Freua, Leonardo Rodrigues e Malu Mões, da CNN