Incerteza global pressiona inflação e projeta alta dos juros no Brasil e nos EUA
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das preocupações do cenário e das perspectivas de um aperto econômico nos próximos meses
A guerra na Ucrânia gerou uma disparada da cotação de produtos como petróleo, gás, trigo, milho e fertilizantes, itens em que a Rússia tinha importante participação no comércio internacional. O impacto é ainda maior porque ocorre justamente quando a economia mundial ensaiava uma retomada do crescimento após os danos causados pela pandemia de Covid-19.
Diante da pressão inflacionária, o Banco Central Europeu decidiu manter a taxa de juros inalterada na zona do euro, mas sinalizou que isso pode mudar nos próximos trimestres. Já no Brasil e nos Estados Unidos, a expectativa é de anúncios de aumento dos juros nesta quarta-feira (16).
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das expectativas para a economia global, diante do aumento dos preços de combustíveis e alimentos. Para descrever as preocupações e a perspectiva de um aperto econômico nos próximos meses, participam deste episódio os economistas Otaviano Canuto, que ocupou cargos executivos no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional (FMI), e William Eid, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)