Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com piora na expectativa econômica, confiança da indústria recua em março, diz CNI

    Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou para 55,4 pontos em março, ante 55,8 em fevereiro

    Anna Russida CNN , Brasília

    Apesar de ter se mantido na linha positiva (acima dos 50 pontos), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), recuou para 55,4 pontos em março, ante 55,8 em fevereiro. Por outro lado, o número sinaliza que a Indústria está mais confiante que em março do ano passado, quando o índice registrava 54,4 pontos.

    De acordo com a CNI, a leve redução da confiança do setor industrial foi puxada, entre outros fatores, por uma piora na expectativa da atividade econômica no Brasil, bem como da expectativa para a própria empresa. Enquanto a pontuação do primeiro componente do ICEI foi de 54,8 para 54,4, o segundo passou de 61,4 para 60,8 pontos.

    Além disso, a percepção das condições atuais da própria empresa recuou de 50,6 pontos para 49,7 pontos, ou seja, para valor inferior a linha divisória de 50 pontos. “Pela primeira vez desde abril de 2021 os empresários industriais passam a perceber piora nas condições da própria empresa em relação aos últimos seis meses”, diz a Confederação.

    Outro fator é a percepção da Indústria sobre as condições atuais da economia brasileira, que segue negativo – abaixo dos 50 pontos – desde agosto de 2021. Em março deste ano, o componente ficou em 47,1 pontos.

    Tópicos