Presidente ucraniano fará discurso virtual no Congresso dos Estados Unidos na quarta
Presidente da Câmara Nancy Pelosi e líder da maioria Chuck Schumer anunciaram a fala de Zelensky em um comunicado
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fará um discurso virtual no Congresso dos Estados Unidos na quarta-feira (16) às 9h (4h no horário de Brasília), de acordo com uma carta enviada aos membros da Câmara e do Senado pela presidente da Câmara Nancy Pelosi e pelo líder da maioria Chuck Schumer.
“O Congresso, nosso país e o mundo estão admirados com o povo da Ucrânia, que demonstrou extraordinária coragem, resiliência e determinação diante da guerra não provocada, cruel e ilegal da Rússia”, disse o comunicado.
De acordo com o informe, os congressistas americanos continuam a apoiar a Ucrânia nessa invasão da Rússia desde 24 de fevereiro. “O Congresso permanece inabalável em nosso compromisso de apoiar a Ucrânia enquanto enfrenta a agressão cruel e diabólica de Putin, e aprovar legislação para paralisar e isolar a economia russa, bem como fornecer assistência humanitária, de segurança e econômica à Ucrânia. Estamos ansiosos pelo privilégio de receber o discurso do presidente Zelensky na Câmara e no Senado e transmitir nosso apoio ao povo da Ucrânia enquanto eles defendem corajosamente a democracia”.
Quarta rodada “pausada”
O conselheiro presidencial e negociador ucraniano Mykhailo Podolyak disse, por meio de uma postagem no Twitter nesta segunda-feira (14), que a quarta rodada das conversas com a Rússia foi paralisada até a terça-feira (15) para uma “pausa técnica”.
Os russos querem que a Ucrânia mude sua Constituição para resguardar neutralidade (fora da Otan), além de considerar Crimeia como território russo e reconhecer as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como territórios independentes.
Enquanto as negociações ocorrem, os russos prosseguem com os ataques em diversas cidades ucranianas. A capital, Kiev, também foi alvo. Várias explosões pesadas foram relatadas. Algumas das explosões podem ter sido causadas por armas da defesa aérea ucranianas visando aeronaves russas ou mísseis de cruzeiro. Vários rastros de fumaça subindo ao céu puderam ser vistos do centro de Kiev, relatou a reportagem da CNN americana.