Maior parte das forças russas está a 25 km de Kiev, diz Defesa do Reino Unido
Segundo a inteligência britânica, provável objetivo da Rússia é cercar a capital ucraniana
A maior parte das forças terrestres russas está atualmente a cerca de 25 quilômetros do centro da capital ucraniana, Kiev, disse o Ministério da Defesa do Reino Unido neste sábado (12) em sua última avaliação de inteligência.
“Os combates a noroeste de Kiev continuam com as forças terrestres russas agora a cerca de 25 quilômetros do centro da cidade”, informou o Ministério.
“Elementos do grande comboio russo ao norte de Kiev se dispersaram. Isso provavelmente apoiará uma tentativa russa de cercar a cidade. Também pode ser uma tentativa da Rússia de reduzir sua vulnerabilidade aos contra-ataques ucranianos, que tiveram um impacto significativo sobre forças russas”, segundo o relatório de inteligência.
Equipes da CNN em Kiev relataram explosões nas primeiras horas da manhã de sábado, mas não está claro se as explosões foram ataques russos ou ucranianos.
À medida que as forças russas pressionam de várias direções, “a preocupação se torna que a intenção é cercar completamente a cidade, retirar o acesso a recursos, bombardear a cidade e, finalmente, tentar derrubar o governo de Zelensky (presidente ucraniano), “, disse Ward.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse à CNN que a cidade atualmente só tem recursos – incluindo alimentos e suprimentos médicos – por uma a duas semanas.
As outras cidades importantes de Kharkiv, Chernihiv, Sumy e Mariupol continuam cercadas por forças russas, acrescentou o ministério.