Amapá: saiba quem são os candidatos ao governo do estado e ao Senado
Concorrentes buscarão ocupar o Palácio do Setentrião pelos próximos quatro anos; candidatos também tentarão vaga no Senado
Na corrida eleitoral para o governo do Amapá, sete nomes se apresentam como candidatos.
O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. A votação de um eventual segundo turno ocorrerá em 30 de outubro, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Os candidatos ao governo estadual
Clécio Luís (Solidariedade)
Eleito duas vezes vereador de Macapá, Clécio Luís (Solidariedade) também foi prefeito da cidade por dois mandatos e concorrerá ao governo do estado. Após anunciar apoio à candidatura do DEM (atual União Brasil) para a prefeitura da capital, em 2020, decidiu sair da Rede. Ele é professor da rede pública.
Jaime Nunes (PSD)
Outro candidato é o vice-governador Jaime Nunes (PSD), dono de um dos maiores grupos empresariais do Amapá, a Domestilar, de lojas de varejo. Também possui uma distribuidora de alimentos e emissoras de comunicação. Atual vice, ele rompeu com o grupo do governador Waldez Góes (PDT).
Gianfranco Gusmão (PSTU)
Outro candidato é Gianfranco Gusmão (PSTU), conhecido como Professor Gianfranco. Aos 48 anos, ele é professor de geografia na rede pública estadual há mais de 20 anos. Ele concorreu ao governo do Amapá em 2018 e a prefeito de Macapá em 2020, sem ter sucesso.
Gilvam Borges (MDB)
Gilvam conta com amplo histórico de cargos eletivos. Ele foi deputado federal e senador. Também concorreu à prefeitura de Macapá, em 2016, mas não foi eleito.
Gesiel Oliveira (PRTB)
Quem também foi confirmado como candidato ao governo foi o pastor e oficial de justiça do Tribunal de Justiça do Amapá Gesiel Oliveira (PRTB). Essa será sua primeira tentativa de concorrer a um cargo político.
Jairo Palheta (PCO)
Jairo é outro com vasta participação em eleições: foi candidato a vice-prefeito de Macapá, deputado federal e suplente de deputado estadual (na única vez em que foi eleito). Ele é coordenador do Movimento de Agricultores Familiares Sem Terra no Amapá.
Fotos – os candidatos ao governo do Amapá
[cnn_galeria active=”1822637″ id_galeria=”1822627″ title_galeria=”Fotos – os pré-candidatos ao governo do Amapá”/]
Os candidatos ao Senado
Davi Alcolumbre (União Brasil)
Davi Alcolumbre é o candidato do União Brasil e tentará a reeleição. O senador enfrenta um desgaste político com a ala bolsonarista por ter, como presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), demorado para marcar a sabatina de André Mendonça para o STF (Superior Tribunal Federal). Alcolumbre, contudo, é apoiado por importantes lideranças locais. Ele também recebeu apoio do atual governador, Waldez Goés.
João Capiberibe (PSB)
Um de seus adversários deve ser João Capiberibe (PSB), que foi prefeito de Macapá, governador do Amapá por dois mandatos (1995-2002) e senador entre 2011 e 2019. Em 2018, foi derrotado por Waldez Goés para o governo do estado no segundo turno.
Guaracy Junior (PTB)
Outro candidato ao Senado no Amapá é o empresário e pastor evangélico Guaracy Junior (PTB), que foi derrotado na disputa pela prefeitura de Macapá em 2020.
Rayssa Furlan (MDB)
Rayssa é dermatologista e terá sua primeira candidata a cargo eletivo. Foi Secretaria Municipal de Participação Popular de Macapá.
Valdenor Guedes (Avante)
Valdenor Guedes foi por três mandatos deputado federal. Químico industrial, ele também foi diretor técnico da antiga Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).
Sueli Pini (PRTB)
Sueli Pini foi presidente do Tribunal de Justiça do Amapá e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. Esse é o primeiro cargo eletivo que ela disputará.
Gilberto Laurindo (Patriota)
Gilberto é engenheiro agrônomo e empresário. Ele foi presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA) e da Junta Comercial do Amapá (JUCAP).
Marinaldo Sousa Silva (PCO)
Natural de Belém, Marinaldo é militante do PCO e disputará um cargo eletivo pela primeira vez.
Confira abaixo os senadores cujos mandatos terminam em 2023. As vagas deles no Senado estarão em jogo nas eleições deste ano
[cnn_galeria active=”716162″ id_galeria=”716150″ title_galeria=”Veja os senadores cujos mandatos terminam em 2023″/]
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.
*Com informações de Danilo Moliterno, Salma Freua, Gabriela Ghiraldelli, Leonardo Rodrigues e Malu Mões