Neca Setubal: É preciso restituir lugar de “sujeito” dos refugiados
A Especialista CNN em gestão e inclusão falou sobre a importância do acolhimento dos refugiados ucranianos
A Especialista CNN Neca Setubal falou sobre a importância do acolhimento daqueles que tentam sair da Ucrânia para fugir da guerra. De acordo com a ONU, o número de refugiados do conflito já passa de 2,3 milhões.
Todos se encontram em situação de muita fragilidade, mas a especialista ressalta a posição das mulheres, que estão em maioria, já que homens entre 18 e 60 anos não podem deixar o país enquanto a lei marcial estiver vigente. Elas estão sujeitas, além da violência psicológica e física, à violência sexual.
Setubal explica que é uma violência com muitas dimensões diferentes, por isso, iniciativas de acolhimento e hospitalidade são fundamentais.
“Precisamos pensar na saúde mental das mulheres, crianças e de todos os refugiados. Temos que pensar em como restituir para eles um lugar de sujeito.”
A especialista lembra também que esta crise serve para refletirmos sobre como o Brasil trata os seus refugiados. “Qual nossa relação com os refugiados haitianos, congoleses, entre tantos outros que moram aqui? Temos iniciativas para ajudá-los?”, questiona.
Veja mais no vídeo acima