Bolsonaro precisa ter coragem e mudar preços da Petrobras, diz líder dos caminhoneiros
Conhecido como Chorão, ele solicitou, formalmente, há alguns dias ao governo federal o fim da paridade internacional do valor do petróleo para reajustar os combustíveis no mercado interno
Presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava) e líder da greve dos caminhoneiros de 2018, Wallace Landim disse à CNN nesta terça-feira (8) que o presidente Jair Bolsonaro “precisa ter coragem” e mudar a política de preços da Petrobras.
Conhecido como Chorão, o líder dos caminhoneiros solicitou, formalmente, há alguns dias ao governo federal o fim da paridade internacional do valor do petróleo para reajustar os combustíveis no mercado interno.
“Até quando vamos ficar atrelados ao preço internacional? O presidente precisa ter coragem e retirar a paridade. Já demorou muito para fazer isso. O povo está sofrendo há três anos”, afirmou Chorão à CNN.
O líder dos caminhoneiros diz esperar que as declarações de Bolsonaro em relação a uma possível mudança na política de preços da Petrobras saiam, de fato, do papel. “Temos que lembrar que o povo brasileiro não recebe em dólar”, afirmou.
Na manhã da segunda-feira (7), Bolsonaro afirmou que a paridade internacional do preço do petróleo é resultado de uma “legislação errada” e que repassar o aumento do barril de petróleo ao consumidor é “inadmissível”.
O presidente disse ainda que o governo estava buscando uma solução “de forma bastante responsável”. “Se você for repassar isso tudo para o preço dos combustíveis, você tem que dar aumento em torno de 50% nos combustíveis. Não é admissível”, disse o presidente.
Chorão, que liderou a greve durante o governo Michel Temer (MDB), rechaçou ainda a efetividade de um programa temporário de subsídio dos preços dos combustíveis, a exemplo do implementado por Temer em 2018 para dar fim à paralisação. “Não estamos procurando um novo subsídio. Queremos uma solução.”
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”589730″ title_galeria=”Saiba mais sobre o Petróleo e como funciona a sua cotação”/]