Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Não existe solução sem traumas para combustíveis, diz relator de projetos

    Senador Jean Paul Prates (PT-RN) defende o uso de recursos extraordinários para frear aumento nos preços dos combustíveis

    Do CNN Brasil Business , Em São Paulo

    Em entrevista à CNN, nesta segunda-feira (7), o senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator de dois projetos sobre o preço dos combustíveis, disse que “não existe uma solução sem traumas” para o tema.  O senador afirmou ainda que os projetos já estavam em discussão desde o ano passado.

    Prates explica que os senadores estão “atacando o problema imediato”. Segundo o relator, os recursos que devem ser utilizados para combater o aumento dos preços “vem de um valor extraordinário que o governo ganhou” com o próprio aumento dos preços dos combustíveis e a alta do petróleo.

    “Trata-se de uma solução onde serão utilizados os recursos extraordinários ganhos com a alta dos preços para devolver em forma de desconto ao cidadão. Sem afetar todos aqueles que investem no processo. E sem colocar, neste momento, as discussões de cunho estrutural do setor”.

    Para o senador, “é justo que o acionista devolva parte desses lucros estratosféricos e motivados apenas pela alta dos preços para os consumidores”, afirmou.

    Sobre as propostas que pretendem alterar a cobrança de impostos, Prates reitera que “a solução não reside apenas nos impostos. Os impostos são uma situação acessória ao principal, o que sobe é o preço principal, os demais são acessórios”.

    Por fim, ele menciona que a guerra na Ucrânia não afeta os projetos. Segundo ele, “as ferramentas colocadas em ambas as propostas já são calibráveis por natureza. Ou seja, podem ser utilizadas para uma crise maior ou menor a depender do que vai se colocar na conta de estabilização”, conclui.

    Tópicos