À CNN, Tabata reafirma vontade de ter Datena como vice e diz que conversas “estão avançadas”
Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo ressaltou que não há discussão sobre quem substituiria o jornalista caso ele desista de concorrer nas eleições de outubro
A deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB, Tabata Amaral, reafirmou à CNN nesta sexta-feira (12) sua vontade de contar com o jornalista José Luiz Datena como vice. Segundo ela, as conversas com Datena, que se filiou recentemente ao PSDB, “estão avançadas”.
“Estamos em conversas bastante avançadas tanto com a direção nacional do PSDB, quanto com a direção municipal. Então, [estamos] conversando com o Marconi Perillo, com o José Aníbal e, obviamente, conversando muito com o Datena, porque o nosso desejo é que o PSDB esteja junto nessa coligação, junto nesse projeto, com o Datena na posição de vice“, disse Tabata.
A pré-candidata ressaltou que não há discussão neste momento sobre quem substituiria Datena caso ele desistisse novamente de concorrer às eleições.
“Essa não é uma discussão que a gente está fazendo. É meu desejo, do PSDB, que o Datena ocupe essa posição [de vice]. Acho que seria muito bom para a cidade de São Paulo. Se isso não acontecesse, sabe-se Deus por qual razão, eu tenho esse compromisso sendo construído com o PSDB, mas qual seria o nome, a gente não faz esse debate agora“, detalhou a pré-candidata.
Datena se filiou ao PSDB, seu 11º partido, no último dia 4. À CNN, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, elogiou o apresentador. De acordo com ele, Datena “vale por muita gente que saiu” da sigla.
Na ocasião, Perillo reiterou que o momento era de celebrar a chegada de Datena à legenda e que eventuais discussões sobre a chapa com Tabata seriam feitas no futuro.
“Esse momento é de celebrar a vindo do Datena. Discutir outras questões, chapas, essas coisas, é depois. Isso a gente vai fazer com ele, conversando com ele, olho no olho, de forma transparente e aberta.”
Nos últimos anos, Datena já desistiu quatro vezes de se candidatar a diferentes cargos. Em 2016, chegou a anunciar sua pré-candidatura à prefeitura da capital paulista, mas desistiu antes do pleito municipal.
Dois anos depois, em 2018, se filiou ao Democratas (atual União Brasil) e lançou sua pré-candidatura ao Senado. Contudo, voltou atrás da empreitada meses antes das eleições.
Em 2020, Datena chegou a ser cogitado como um dos possíveis nomes para integrar a chapa encabeçada por Bruno Covas (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. No entanto, as tratativas não foram para frente.
Já em 2022, filiado ao PSC, Datena lançou (pela segunda vez) sua pré-candidatura ao Senado, com apoio do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar disso, o apresentador desistiu de concorrer nas urnas e renovou seu contrato com a Rede Bandeirantes.