Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tornado mata sete pessoas, incluindo duas crianças, nos Estados Unidos

    Ventos chegaram a 250 quilômetros por hora e danificaram 52 casas em um raio de 22 quilômetros, de acordo com autoridades

    Andy RoseMelissa Alonsoda CNN*

    Sete pessoas, incluindo duas crianças, morreram em um tornado que atingiu vários condados perto de Des Moines, Iowa, nos Estados Unidos, no sábado (5), disseram autoridades.

    Seis moradores do condado de Madison foram mortos, de acordo com o diretor de gerenciamento de emergências do condado, Diogenes Ayala.

    A vítima mais velha tinha 72 anos e a mais nova, 2, disse Ayala em entrevista coletiva em Winterset na tarde do domingo (6). Ele havia dito anteriormente que havia duas vítimas com menos de 5 anos.

    Uma pessoa em uma área rural perto da cidade de Chariton, no condado de Lucas, também foi morta, disse uma autoridade.

    O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em Des Moines disse que uma estimativa inicial mostrou que o tornado era um EF3, com ventos de pelo menos 220 quilômetros por hora.

    Ayala disse que o tornado danificou ou destruiu cerca de 52 casas em em um raio de 22 quilômetros e que a velocidade do vento, em alguns momentos, chegou a 250 quilômetros, por hora.

    A governadora de Iowa, Kim Reynolds, decretou uma proclamação de desastre para o condado de Madison, dizendo que ela e seu marido estão orando pelas vidas perdidas e pelos feridos.

    A proclamação permite que recursos estaduais sejam usados para trabalhos de recuperação no condado, de acordo com comunicado à imprensa. Outros condados podem ainda ser adicionados à proclamação.

    Reynolds disse que conversou no domingo com o secretário do Departamento de Segurança Interna. Alejandro Mayorkas, que ofereceu assistência federal conforme necessário.

    O Centro de Previsão de Tempestades diz que tornados são prováveis, alguns deles intensos, juntamente com tempestades contendo granizo maiores que bolas de golfe e rajadas de vento de até 110 km/h na área de observação, disse o meteorologista da CNN Gene Norman. As tempestades devem se desenvolver no domingo à tarde e à noite.

    Normalmente, em março, o clima severo se concentra nos estados da Costa do Golfo, do Texas à Flórida. O Texas, por exemplo, tem uma média de 11 tornados em março, enquanto, no Iowa, tipicamente acontecem apenas dois.

    *Colaboraram Jennifer Feldman, Allison Chinchar, Hannah Sarisohn, Aya Elamroussi e Susannah, da CNN

    Tópicos