Macron conversa com Zelensky após ligação com Putin sobre usinas nucleares
Em conversa com presidente francês, Putin concordou em trabalhar em um esforço conjunto para garantir a segurança das usinas ucranianas
O presidente francês, Emmanuel Macron, conversou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (6) e o atualizou sobre sua ligação mais cedo com o presidente russo, Vladimir Putin, de acordo com um comunicado do palácio do Eliseu.
“O presidente da República conversou com o presidente Zelensky sobre seu telefonema de hoje com o presidente Putin, no qual este deu sua anuência para que um esforço conjunto seja realizado com base nas recomendações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a fim de garantir a segurança das usinas nucleares na Ucrânia”, informou a nota.
Macron expressou sua “grande preocupação” com a segurança nuclear durante uma ligação com o presidente Vladimir Putin na manhã do domingo.
Em sua ligação com Zelensky, Macron “reiterou a absoluta necessidade de evitar qualquer ataque à integridade das instalações nucleares civis ucranianas”.
De acordo com o Eliseu, a situação humanitária também foi discutida e Macron disse a Zelensky que prestará “atenção de perto às necessidades da Ucrânia e que a França continuará aumentando seu apoio nessa área”.