EUA estão investigando e documentando relatos de ataques a civis, diz secretário
Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, disse à CNN que os ataques russos a civis ucranianos podem constituir crimes de guerra
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse neste domingo (6) que os EUA viram “relatos muito confiáveis de ataques deliberados a civis” na Ucrânia que seriam considerados um crime de guerra.
“Jake, vimos relatos muito confiáveis de ataques deliberados a civis que constituem um crime de guerra. Vimos relatos muito confiáveis sobre o uso de certas armas”, disse Blinken a Jake Tapper, da CNN, no “Estado da União”.
“E o que estamos fazendo agora é documentar tudo isso, juntar tudo, analisar e garantir que, à medida que as pessoas e as organizações e instituições apropriadas investigam se crimes de guerra foram ou estão sendo cometidos, podemos apoiar o que quer que seja que eles estejam fazendo. Então, agora estamos olhando para esses relatórios. Eles são muito confiáveis e estamos documentando tudo.”
A afirmação de Blinken segue os comentários do presidente dos EUA, Joe Biden, na semana passada, de que a Rússia estava alvejando intencionalmente civis em ataques à Ucrânia.
https://twitter.com/CNNSotu/status/1500475286260961280?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1500475286260961280%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.cnn.com%2Feurope%2Flive-news%2Fukraine-russia-putin-news-03-06-22%2Findex.html
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, também acusou a Rússia de usar munições de fragmentação e bombas a vácuo – armas proibidas pela lei internacional.