Athletic sobe para 2º no Mineiro e América segue fora do G4 após perder em casa
Rafhael Lucas marcou 3 vezes para o Athletic e assumiu a artilharia do Estadual
Na véspera do clássico entre Atlético e Cruzeiro, um outro clube se colocou na disputa entre os rivais no Campeonato Mineiro. Na abertura da nona rodada, o Athletic goleou a URT por 4 a 0, em São João del Rei, e saltou para a segunda colocação.
Já o América voltou a decepcionar no Estadual e perdeu para o Villa Nova por 1 a 0, em casa, aumentando a possibilidade de ficar fora das semifinais. Atlético, Athetic e Cruzeiro estão com os mesmos 19 pontos, sendo separados pelo saldo de gols.
O Galo tem o maior, com 13, o que o deixa na liderança, à frente do time do interior, com 9, e da equipe celeste, com 8. Um cenário que pode se alterar neste domingo, pois os rivais da capital vão duelar a partir das 18 horas, no Mineirão.
Derrotado neste sábado, o América perdeu a chance de entrar no G4 e segue com 14 pontos, a um da quarta colocada Caldense, que ainda vai jogar nesta rodada. E o Villa Nova subiu para o sexto lugar, com 12.
Artilheiro brilha e põe Athletic em 2º
O Athletic confirmou a condição de sensação do interior no Campeonato Mineiro ao golear a URT por 4 a 0.
E o destaque do duelo foi o atacante Rafhael Lucas, autor de três gols pelo agora vice-líder do Estadual, o que o deixa na artilharia do torneio, com seis, contra os cinco de Edu, do Cruzeiro, e João Diogo, da Caldense, e os quatro de Hulk, do Atlético.
A vitória do Athletic começou a ser construída aos oito minutos, quando, em jogada ensaiada de escanteio, Douglas Santos recebeu de Willian Mococa e bateu para o gol, contando com desvio na zaga para marcar. Depois, então, só deu Rafhael Lucas.
Ele fez o seu primeiro gol aos 45, completando de primeira um cruzamento de Douglas Santos. E aos 50 converteu pênalti.No começo do segundo tempo, aos 5 minutos, Alisson tentou passe pelo alto, a bola desviou e sobrou limpa para Rafhael Lucas, que bateu para o gol: 4 a 0.
Assim, de modo acachapante, a URT sofreu a primeira derrota sob o comando do técnico Paulo Cézar Catanoce – eram seis jogos de invencibilidade, sendo cinco pelo Estadual – e continua temendo o risco de rebaixamento, pois está na décima posição, com sete pontos.
Derrota dos reservas complica América
Apenas três dias após uma épica classificação à terceira fase preliminar da Copa Libertadores, o América enfrentou o Villa Nova já pensando no seu próximo compromisso pelo torneio continental, terça-feira, em casa, diante do equatoriano Barcelona.
Por isso, o técnico Marquinhos Santos só escalou os reservas, com muitos titulares acompanhando o jogo deste sábado das cadeiras do Independência.
E com as principais peças descansando, o América fez um primeiro tempo equilibrado, mas fraco com o Villa Nova. Assim, os goleiros pouco trabalharam, a não ser por uma defesa em dois tempos de Glaycon em chute cruzado do americano Rhodolfo e por uma difícil intervenção de Airton em disparo de Hipólito.
Na etapa final, o América intensificou a presença no campo de ataque, sendo mais perigoso, especialmente com Rhodolfo, que forçou Glaycon a se esticar para mandar a bola para fora da sua meta aos 13 minutos.
O goleiro também foi decisivo para evitar um gol de Conti, em cabeceio, aos 20. Mas o América não marcou e foi castigado. Aos 24 minutos, Gustavo Crecci disparou da entrada da área, a bola desviou em Conti e enganou Airton: 1 a 0 para o Villa Nova.
Depois, a não ser por um chute cruzado de Rodriguinho e uma cobrança de falta de João Paulo já no fim, o time de Nova Lima se defendeu bem para assegurar o triunfo no Independência.
Empate sem gols
Também neste sábado, Tombense e Uberlândia não saíram do 0 a 0, em duelo contra o rebaixamento. A equipe de Tombos é a oitava colocada, com oito. Já o Uberlândia abre a zona da degola, com seis, em 11º, só à frente do lanterna Pouso Alegre, com três.
Agenda do domingo
Além do clássico entre Atlético e Cruzeiro, a nona rodada do Mineiro terá mais dois jogos em sua conclusão, neste domingo. O Patrocinense vai receber o Pouso Alegre às 10h30 e a Caldense será mandante contra o Democrata de Governador Valadares a partir das 11 horas.