Colorado do Brás anuncia enredo sobre os Filhos de Gandhy para 2025
Escola retorna ao Grupo Especial de São Paulo após dois desfiles no Grupo de Acesso 1
A Colorado do Brás anunciou, na quarta-feira (10), o afoxé Filhos de Gandhy, de Salvador, como seu enredo para o Carnaval de 2025.
“Afoxé Filhos de Gandhy no ritmo da fé” será desenvolvido pelo carnavalesco Anselmo Brito, que está na agremiação paulistana desde 2023. Ele assinou o desfile de 2024, sobre o mandacaru, que garantiu o vice-campeonato do Grupo de Acesso 1 e o acesso ao Grupo Especial à escola.
O Filhos de Gandhy é um afoxé fundado em 1948 por estivadores de Salvador que desfila pelas ruas da capital baiana no Carnaval, em defesa da paz. De lá para cá, ele se tornou tradicional na folia local, conquistou o posto de maior afoxé do mundo reconhecido pelo Guinness Book e virou patrimônio cultural da Bahia.
Os homens que participam do cortejo se vestem com roupas que lembram o vestuário indiano, em referência a Mahatma Gandhi (líder que dá nome ao afoxé) e se adornam com colares nas cores azul e branca, em referência ao orixá Oxalá.
Em sua última passagem no Grupo Especial de São Paulo, que durou apenas três desfiles, a Colorado do Brás teve no desfile de 2021 (“Hakuna Matata”) seu ponto alto. Na ocasião, a agremiação conquistou apenas a 11ª colocação.