Casa Branca afirma que não há planos para reunião entre Biden e Putin
Em entrevista coletiva, no entanto, a porta-voz Jen Psaki afirmou que os Estados Unidos "nunca vão tirar a diplomacia da mesa"
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (3), a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse a repórter da CNN Kaitlan Collins que não há planos para um encontro pessoal, reunião ou ligação entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. “Agora não é o momento”, disse Psaki.
“Não estamos planejando uma reunião entre eles ou um encontro ou uma ligação. O presidente foi muito, muito claro sobre isso. Mas teremos essas discussões internamente e pesaremos a gama de fatores”, afirmou a porta-voz.
Quando foi questionada sobre alguma situação em que Biden se sentaria com Putin caso as tropas russas continuem na Ucrânia, Psaki disse: “Não posso fazer uma avaliação disso. Agora, eles estão invadindo um país soberano e contribuindo para a escalada das tensões todos os dias. Nós nunca vamos tirar a diplomacia da mesa, mas, novamente, agora não é o momento para isso”.
A porta-voz da Casa Branca também afirmou que “não tem avaliação” sobre uma possível proibição das importações russas.
Sobre o impacto que a Casa Branca geraria se proibisse as importações da Rússia, Psaki disse que há um processo político, acrescentando que “às vezes esses movimentos são rápidos e muitas vezes há uma série de fatores que são discutidos à medida que essas decisões são tomadas”.
Por fim, a porta-voz não respondeu diretamente se o presidente Joe Biden acredita que a Rússia acabará por tomar Kiev. “Essa continua sendo a aspiração deles”, considerou.