Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Povo da Ucrânia está lutando com bravura, diz Otan

    Boris Johnson afirmou que o presidente Putin não pode ter sucesso em ataque

    Artur Nicocelida CNN , Em São Paulo

    Em coletiva de imprensa, que ocorreu nesta terça-feira (1°), Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) declarou que o “povo da Ucrânia está lutando com bravura”. Ao seu lado estavam Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, e Kaja Kallas, primeira-ministra da Estônia. O trio se juntou para falar sobre a guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

    Stoltenberg também afirmou que condena a guerra de Putin. “Os aliados estão impondo sanções e estamos aumentando o nosso apoio para que a Ucrânia consiga se defender”. O secretário-geral informou ainda que a Otan está enviando armas para o território ucraniano, além de milhões de euros para o país.

    “Precisamos proteger cada centímetro do território da Otan”. Stoltenberg pediu para que Putin retire suas forças da Ucrânia e entre com esforços diplomáticos de boa fé”.

    A primeira-ministra da Estônia disse que o presidente da Rússia se mostrou um autocrata e um agressor capaz de atacar seus vizinhos. “Ele liberou 200 mil soldados, e seus alvos são hospitais, escolas e jardins de infância… vidas ucranianas inocentes”.

    Kaja disse que Belarus é um co-agressor do conflito. No domingo (27), conforme a Comissão Eleitoral Central de Belarus, cerca de 78,63% da população votante elegível participou da votação de um referendo.

    Com 65,16%, a população de Belarus votou a favor de uma nova Constituição que eliminará o status não nuclear do país e dará ao presidente Alexander Lukashenko, apoiado por Moscou, a oportunidade de concorrer a mais dois termos no cargo. Lukashenko está no poder desde 1994.

    Ainda com o referendo, Belarus renunciaria ao seu status ‘não nuclear’, após o lançamento da invasão da Ucrânia pela Rússia da ex-nação soviética na semana passada. Acompanhe a cobertura especial da CNN.

    Para a primeira-ministra ainda, toda comunidade internacional deve se posicionar “contra o mau”. Kaja destacou que as forças contra Putin não podem parar até que o presidente russo seja parado.  Ela acredita que “[o mundo irá] testemunhar horrores ainda maiores, incluindo bombardeios”.

     ‘Putin não pode ter sucesso em ataque’, diz Boris Johnson

    Ao longo do discurso, o primeiro-ministro britânico, Boris johnson, afirmou que “Putin não pode ter sucesso em ataque”. “Ele destacou também que o mundo está mais perigoso, e um lugar mais instável”.

    O primeiro-ministro britânico informou que o Reino Unido deslocou 22 mil membros de suas forças armadas para treinar e ajudar a ucrânia, e 140 milhões de libras para ajuda no esforço humanitário. “São medidas defensivas, e nada, além disso”, disse.

    O Reino Unido executou seu maior pacote de sanções já impostas a uma nação do G20. Os bancos Rossiya, IS Bank, General Bank, Promsvyazbank e o Black Sea Bank, assim como três executivos russos de alto escalão — Gennady Timchenko, Igor Rotenberg e Boris Rotenberg — tiveram bloqueios anunciados.

    “Queremos impedir que as empresas russas consigam levantar fundos em libras esterlinas ou mesmo em dólares. Queremos que parem de levantar fundos nos mercados do Reino Unido e queremos tirar o véu que esconde a posse das propriedades deste país”, declarou o primeiro-ministro.

    As sanções, disse Johnson antes do anúncio, seriam “destinadas não apenas a entidades em Donbass [regiões separatistas], Luhansk e Donetsk, mas na própria Rússia – visando os interesses econômicos russos o máximo que pudermos”.

    A outrora poderosa economia de superpotência da Rússia agora é menor do que a da Itália, com base em dados do FMI, com um PIB nominal de cerca de US$ 1,7 trilhão.

    Tópicos