Presidente ucraniano: “Esta noite será muito difícil”
Em comunicado na noite desta sexta-feira, Volodymyr Zelensky pediu que ucranianos continuem resistindo
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, dirigiu-se ao seu país na noite de sexta-feira (25), dizendo: “Esta noite será muito difícil, e o inimigo usará todas as forças disponíveis para quebrar a resistência dos ucranianos”.
Zelensky aconselhou que “temos que nos manter firmes”, acrescentando que “o destino da Ucrânia está sendo decidido agora”.
Como parte de sua mensagem de fim de noite, Zelensky disse aos ucranianos:
“Foi um dia difícil, mas corajoso. Estamos lutando pelo nosso país em todas as linhas de frente: no Sul, Leste, Norte, em muitas cidades do nosso belo país.”
Zelensky continuou dizendo que a Ucrânia está “também lutando na linha de frente diplomática”. “É mais fácil contar quem dentre os líderes mundiais eu ainda não falei”, disse ele.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”697682″ title_galeria=”Rússia ataca a Ucrânia durante a madrugada desta quinta”/]
Forças russas avançam em Kiev pelo norte e leste
O presidente ucraniano também disse que as forças russas estão se aproximando de Kiev, avançando sobre a capital pelo norte e pelo leste.
Em sua mensagem de vídeo, tarde da noite na sexta-feira, Zelensky disse aos ucranianos:
“Nosso principal objetivo é acabar com essa matança. As perdas inimigas são muito graves – hoje foram centenas de soldados mortos que cruzaram nossa fronteira e entraram em nossa terra.”
Zelensky acrescentou, “infelizmente, também sofremos perdas. Os ucranianos resistem heroicamente à agressão russa. Essa agressão não pode ser justificada, então os ocupantes têm que apresentar acusações mais absurdas para dizer pelo menos alguma coisa”.
Depois de tomar uma base aérea ao norte da cidade na quinta-feira, as forças russas estão agora perto da capital Kiev. Eles também estão avançando por duas rotas do norte e pelo menos uma do leste.
Ataques à estruturas civis
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ainda afirmou em sua mensagem de vídeo que as forças russas atacaram “infraestruturas civis”, incluindo jardins de infância.
Dirigindo-se ao povo da Rússia enquanto falava russo, Zelensky disse: “Não há nada que possa explicar porque é que os jardins de infância e as infraestruturas civis estão sendo bombardeados.”
Ele continuou: “Que tipo de guerra é esta contra as crianças ucranianas? Quem são elas? São também neonazis? Ou são soldados da Otan que impuseram uma ameaça à Rússia?”
As observações de Zelensky vêm depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter feito alegações infundadas sobre os ucranianos ao seu conselho de segurança na sexta-feira.
Putin repete frequentemente a afirmação infundada e inexata de que o governo ucraniano, democraticamente eleito, é um regime “nazi” ou “fascista”.
Zelensky prosseguiu dizendo que “muitas” cidades estão sendo atacadas e apelou aos cidadãos ucranianos para “serem muito cuidadosos”.
“Por favor, ajudem-se mutuamente, especialmente os idosos, os solitários, aqueles que precisam do seu apoio”, disse ele. “Em caso de qualquer perigo, por favor, dirijam-se aos abrigos”.
*Reportagem adicional de Jonny Hallam da CNN