Zeekr: marca chinesa de carros elétricos de luxo anuncia chegada ao Brasil
Crossover elétrico futurista da Zeekr deve chegar no segundo semestre ao país
Mais uma montadora chinesa está à caminho do Brasil: Zeekr, uma marca de carros elétricos premium. Pertencente ao grupo Geely, a mesma dona da Volvo, a Zeekr visa competir no segmento de luxo, mirando especialmente as marcas alemãs, com promessas de oferecer mais desempenho e tecnologia. Com a Zeekr, são cinco novas marcas chinesas que devem aportar aqui em breve.
Nesta semana, a Zeekr reuniu um grupo de jornalistas em São Paulo para revelar seus primeiros modelos destinados ao mercado brasileiro: o crossover Zeekr 001 e o SUV médio Zeekr X. Estes carros elétricos devem chegar às concessionárias no segundo semestre deste ano, com planos de expansão que incluem a introdução do sedã compacto Zeekr 007 e da van Zeekr 009 no próximo ano. Não está claro se com revendas próprias ou dividindo lojas com a Volvo.
A novata pertence ao grupo chinês Geely, que já vendeu carros no passado no Brasil, mas foi um grande fracasso. Contudo, a Geely é a dona da Volvo, tradicional marca sueca que conta com muito prestígio no país, sobretudo em relação a segurança dos seus carros.
O destaque da linha é o Zeekr 001, que ostenta um design futurista e uma variedade de configurações. Desde a versão básica até a top de linha, o crossover promete potência, autonomia e tecnologia de ponta, posicionando-se como uma opção de alto desempenho no mercado de veículos elétricos.
Equipado com um pacote avançado de tecnologias, o Zeekr 001 oferece recursos como volante com comandos touch-screen, head-up display, sistema de som premium da Yamaha e uma central multimídia de 15,6” com conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.8 segundos e atingir até 200 km/h na configuração 4×4. Com uma potência de 543 cv e baterias CATL de até 100 kWh, o Zeekr 001 pode alcançar uma autonomia de até 620 km no ciclo europeu WLTP.
Com dimensões imponentes de 4,97 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,56 metro de altura, além de um entre-eixos superior a 3 metros, o Zeekr 001 oferece um amplo espaço interno, com capacidade de até 2.144 litros com os bancos rebatidos.
Invasão chinesa
Fundada em 2021 na cidade de Zhejiang, China, a Zeekr surgiu com uma proposta 100% elétrica, destacando-se pelo seu forte apelo tecnológico desde o início. Após consolidar sua presença no mercado local e expandir para a Europa, a marca pretende chegar agora ao Brasil.
Além da Zeekr, outras marcas chinesas estão preparando sua chegada ao Brasil, incluindo Neta, Omoda, Jaecoo e a conhecida MG. A Neta já registrou um carro no Brasil e busca contratar executivos no país. A marca chegou inclusive a convidar alguns jornalistas para conhecer a sede na China, mas cancelou a viagem.
A MG, marca inglesa clássica, agora pertence a um grupo chinês e também estuda vender seus carros por aqui. Omoda e Jaecoo pertencem à Chery Internacional e serão vendidas aqui sem intermédio da Caoa. Com um forte foco em veículos híbridos e elétricos, essas marcas estão iniciando suas operações de forma independente.